Determinação do roteamento dos atendimentos de uma empresa de comercialização agrícola - variações de soluções heurísticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Arinei Carlos Lindbeck da, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia-
Autor(es): dc.creatorVitor, Adriano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:21:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:21:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/21200-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/21200-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof°. Dr°. Arinei Carlos Lindbeck da Silva-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 17/09/2007-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Programação matemática-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho propõe a resolução do problema real da determinação de rotas ótimas para o setor de vendas da Empresa Fertimourão Ltda, que atualmente realiza seus serviços de assistência técnica, venda de insumos agrícolas e compra de cereais de forma empírica. Para determinação das referidas rotas, realizou-se a coleta das informações digitalizadas (com o auxilio de um GPS), referente às estradas normalmente percorridas pelos vendedores da empresa, e as coordenadas geográficas das sedes ou residências dos clientes, em grande maioria, agricultores atuantes na região Centro Oeste do Estado do Paraná. Com base nos dados coletados, foi obtida a matriz de distâncias reais entre todos os pares de clientes para então ser realizada a roteirização, para a qual foram implementadas computacionalmente a Heurística de Clarke e Wright, a Heurística 2 - Opt e três propostas de variações no modelo exato de roteirização. Estas técnicas foram aplicadas sobre um conjunto de 153 clientes e mais a sede da empresa localizada na cidade de Campo Mourão/PR. As rotas foram planejadas para serem percorridas diariamente pelos 5 vendedores do setor de vendas, saindo toda manhã do pátio da sede retornando ao fim da tarde. Normalmente não se utiliza o modelo exato de roteirização para resolução de problemas relativamente grandes devido ao tempo computacional elevado, contudo neste trabalho aplicou-se três metodologias que possibilitaram a abordagem do problema em questão, desta forma, fornecendo resultados consideravelmente melhores que as heurísticas citadas acima.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work aims the solution of a real problem that comes from the departament selling’s itinerary of Fertimourão LTDA company. The company nowadays realizes works about technical assistence; sells agriculture poisons and buys cereals in an empirical form. To determine the itineraries, digitated information were collected by using the GPS. It was researched as a reference the way that the company sellers were used to take and the geography coordinates from the head office or the customers’ house, in most case, agricultures from the west of Paraná state. According to the collected data, it was obtained the real distance between every pair of customers and then it was made an itinerary, to realize this it was used the heuristic method implemented by computer and also three proporsals on varieting the itineraries’ model. These technics were applied with a group of 152 customers and also the head office located in Campo Mourão, Paraná. The five sellers were suposed to follow a planned itinerary every day, in the morning, leaving from the inner court of the head office and coming back in the afternoon. It is not usually used the exactly model of itinerary to solve the problems because of the computer process time. Although, in this work three methodologies were used to show the problems point. In this way, it was possible to achieve much better results comparing to the heuristic methods mentioned before.-
Formato: dc.format86f. : mapas., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectRotas comerciais-
Palavras-chave: dc.subjectHeuristica-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação linear-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise numérica-
Título: dc.titleDeterminação do roteamento dos atendimentos de uma empresa de comercialização agrícola - variações de soluções heurísticas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.