Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Salete Kozel | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
Autor(es): dc.creator | Correia, Marcos Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:06:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:06:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/21190 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/21190 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof.ª Dra. Salete Kozel | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 30/03/2009 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa, Representação e Ensino – A Música nas Aulas de Geografia: Emoção e Razão nas Representações Geográficas, trata deste fazer científico e sua transposição para o ensino. Portanto, mostra como a arte musical e seu aparato metodológico junto aos mapas mentais e atividades didático-pedagógicas podem contribuir à educação formal de alunos das séries iniciais do ensino médio, representados por estudantes dos grupos A e B de colégios da rede pública do Estado do Paraná. Para tanto, coloca a vertente humanista cultural como a mais indicada no trato dos saberes. Constata, a importância da relação emoção e razão na evolução do conhecimento, assim como, o subjetivismo e o intersubjetivismo na percepção fenomenológicas representacionais, do individual e coletivo, enquanto sujeito/ator geográfico e social. Pelo lado da geografia escolar, demonstra que a música/canção dinamiza a intencionalidade e equilibra os saberes: conhecer, fazer, ser e viver, pois a linguagem musical facilita a comunicação e a função pedagógica na geografia em sala de aula, além de favorecer abordagem empírica e aplicação das atividades, ressignificando os conteúdos geográficos, proporcionando o resgate das emoções, motivadas pelas canções escolhidas e compartilhadas pelos alunos que concebem percepções e representações signo-imagéticas sistematizadas em textos e imagens configuradas em mapas mentais. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The research "Representation and Teaching – Music in Geography Classes: the Emotion and the Reason in the Geographical Representations" approaches the scientific deed and its transposing to the tutorship. Therefore, it shows how the musical art and its methodological apparatus with the mental maps and didactic and pedagogical activities, can contribute to the formal education of beginner pupils of High School, represented by students of groups A and B of public schools of the State of Paraná. So, the cultural and humanistic is the most indicated strand in the means of knowledge. It notes the importance of the relationship between emotion and reason in the development of the knowledge, as well as the subjectivism and intersubjectivism in the representational and phenomenological perception from the individual and from the public, as a social and geographical individual/actor. By the optic of school Geography, it is shown that the music and the songs boost the intentionality and balances the following knowledge: to know, to do, to be and live, because the musical language facilitates the communication and the pedagogical function in Geography in class, yet promotes the empirical approach and the application of the activities, giving other meanings of geographical contents, giving the rescue of emotions motivated by the chosen and shared songs by the pupils who conceive the sign-imaging perceptions and representations systemized in texts and mind-configured pictures. | - |
Formato: dc.format | 116f. : il. algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fenomenologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Título: dc.title | Representação e ensino a música nas aulas de geografia : emoção e razão nas representações geográficas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: