
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Direne, Alexandre Ibrahim | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbieri, Henrique Teske | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:52:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:52:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/21077 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/21077 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Alexandre Ibrahim Direne | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 31/08/2009 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: É apresentado neste trabalho o problema principal da integração de ferramentas de suporte ao ensino em uma arquitetura cliente-servidor. A hipótese de pesquisa é baseada nos benefícios da alternância entre competição e colaboração para jogos heurísticos, tal qualse encontra descrita em trabalhos anteriores do mesmo grupo de pesquisa. Uma resenha literária descreve os três campos da Informática na Educação mais próximos da iniciativa deste trabalho: jogos educacionais (JE), ferramentas de apoio à aprendizagem ou sistemas tutores inteligentes (STI) e sistemas de autoria (SA). São apresentados e desenvolvidos os conceitos que permeiam a utilização de sistemas computacionais com ferramentas de apoio ao ensino e as perícias a eles relacionadas. A solução adotada apresenta os principais módulos de uma arquitetura integradora entre as diversas e complexas ferramentas do ambiente Xadrez Livre, de apoio ao ensino de xadrez, tal como descrito na Introdução. Os detalhes de implementação de algumas das ferramentas já criadas são discutidos e exemplificados. Tais detalhes mostram a viabilidade de utilização do ambiente proposto através da criação de um protótipo funcional de uma das ferramentas. Também mostram que as competições, tanto entre os humanos como entre robôs, podem se desenvolver de maneira remota e com um número muito grande de competidores. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: In this work the main problem of integration of several teaching support tools is presented in a client-server architecture. The research hypothesis is based on the banefits of the alternation between competition and collaboration for heuristic games, which are described in previous papers from this very research group. A literature review describes the three fields of Computers in Education that are closer to this work’s initiative: educational games (JE), learning support tools or intelligent tutoring systems (STI), and authoring tools (SA). The text also presents new concepts that underlie the use of computer systems along with software tools for supporting learner and expert development tasks. The solution adopted presents the main modules of an integrated architecture for encompassing the various and complex learning tools of the Xadrez Livre environment, as described in the Introduction. The implementation details of some of the already developed tools are discussed and exemplified. The feasibility of proposed environment is suggested through the creation of a working prototype centered upon the main functions of planning and managing of competitions. It is also claimed that such competitions, both among humans and among robots, will evolve towards remote access for very large numbers of competitors. | - |
| Formato: dc.format | 47f. : il. algumas color. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programação heuristica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Xadrez | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência da computação | - |
| Título: dc.title | Ferramentas integradas de acesso remoto para apoiar o auto-estudo e a competição em jogos heurísticos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: