Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vianna, Carlos Alberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Garnica, Antonio Vicente Marafioti | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Longaretti, Mirian | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:54:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:54:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/20494 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/20494 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Carlos Roberto Vianna | - |
Descrição: dc.description | Co-orientador: Antonio Vicente Marafioti Garnica | - |
Descrição: dc.description | Acompanha CD-ROM | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educaçao. Defesa: Curitiba, 2005 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho relaciona-se ao "conhecimento", entendido à luz de uma epistemologia fenomenológica-hermenêutica. Tendo em vista o ensino da Matemática, busca-se estabelecer relações entre Husserl, Merleau-Ponty, suas concepções de conhecimento e possíveis conseqüências para a Educação Matemática. A partir de contribuições da Fenomenologia na Educação, e considerada a relação entre Fenomenologia e Psicologia Analítica, o conhecimento é concebido como vivência psíquica do sujeito. Uma revisão bibliográfica acerca de algumas categorias fenomenológicas é, inicialmente, realizada, e as compreensões da pesquisadora acerca do fenômeno focado, "como o professor lida com o seu conhecimento sistematizado em relação ao mundo vivido" são fortalecidas. A compreensão do fenômeno investigado possibilita tanto estabelecer vínculos com a região de inquérito da Educação Matemática, quanto algumas possibilidades ao professor de Matemática: olhar de diversas maneiras para a relação professor-aluno-saber. Em síntese, trabalhase com a exigência de que o professor vivencie uma intenção pedagógica a ser efetivada na experiência de encontro com o seu aluno. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This study discusses "knowledge" based on the so called HemeneuticalPhenomenology approach, focusing some perspectives of the mathematics teaching, intending to drawn connections among Husserl, Merleau-Ponty (and their knowledge conceptions) and possible consequences on Mathematics Education. Founded on researches that consider the contribution of the Phenomenology at Education and considering the relationship between Phenomenology and Analytical Psychology, "knowledge" is defined as the human psychic experience. First of all, a bibliography revision is made in order to sketch some phenomenological categories with which some comprehensions are built. "How teacher deals with systemized knowledge and which relations he/she can establish between such knowledge and his/her world (the husserlian lebenswelt)" can be taken as the guide-question to this research. Understanding this phenomenon we were able to set up some links between Mathematics Education and teachers' practice and experiences. In other words, our work establishes that teachers must take seriously their pedagogical intentions looking for building a close relation (the so-called "encounter") with their students. | - |
Formato: dc.format | 281 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da autoconsciencia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fenomenologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Conhecimento e educação matemática : diálogos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: