As representações do trabalho junto a professores que atuam no PROEJA : da representação moral do trabalho ao trabalho como auto-realização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Monica Ribeiro da, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCorso, Angela maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:41:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:41:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/20267-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/20267-
Descrição: dc.descriptionInclui apendice-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Monica Ribeiro da Silva-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/04/2009-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente texto, na condição de dissertação de mestrado, objetiva expor o resultado final da pesquisa intitulada "As representações do trabalho junto aos professores que atuam no PROEJA". Esta pesquisa teve como foco analisar a categoria trabalho no âmbito do Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Toma como referencial de análise a teoria das representações sociais pelo enfoque de Henri Lefebvre. Realizou-se uma investigação acerca da categoria trabalho em fontes documentais, além do acompanhamento e descrição dos encontros promovidos pela Secretaria Estadual de Educação tendo em vista a formação continuada dos professores que atuam no PROEJA bem como a elaboração das propostas pedagógicas dos cursos que seriam ofertados nessa modalidade. Procedeu-se, ainda, à realização de entrevistas semi-estruturadas com professores que atuam no Programa. Para a realização das entrevistas foi utilizada a técnica proposta por Auler e Delizoicov, a qual consiste na elaboração de um roteiro prévio para a entrevista partindo de algumas situações envolvendo a temática investigada. Os dados permitiram o levantamento de algumas tipologias que revelam como os professores representam o trabalho, tais como: Representação moral do trabalho e Representação do trabalho na sua dimensão técnica. Além disso, observamos nas entrevistas que as representações dos professores apontam para limites e avanços no entendimento da proposta do PROEJA no Estado do Paraná.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present text, as mastering dissertation condition, brings up to conclusion the research "The work representation with the teachers who act at PROEJA". This research aimed the work while category at the Professional Education and Integration Program with the Basic Education, at Youngsters and Adults Education Modality - PROEJA. The theory of the social representation by Henry Lefebvre is taken as referral of the analysis . To the data gathering was necessary a work category investigation in documental sources, besides the accompanying and description of the meetings realized by the Education State Department aiming the teachers continued formation of those who work at PROEJA and also elaborating pedagogic proposals of the courses being offered at this modality . Semi structured interviews with the teachers who work at this Program were done. To the interviews the technique suggested by Auler and Delizoicov was applied, which consists in the elaboration of a previous plan to the interview, starting from some situations involving the investigated theme. The obtained data allowed the raising of some typologies that revealed how the teachers represent the work, such as: Moral representation of the work and the Work representation at its technical dimension. Also, it was observed at the interviews, that the representation of the teachers head to limits and advances at the understanding of the PROEJA proposal at the Paraná State.-
Formato: dc.format128 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao de jovens-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectPROEJA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleAs representações do trabalho junto a professores que atuam no PROEJA : da representação moral do trabalho ao trabalho como auto-realização-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.