Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Janzen, Henrique Evaldo, 1957- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Fabiane Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:40:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:40:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/19860 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/19860 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Henrique Evaldo Janzen | - |
Descrição: dc.description | Inclui apêndice | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 19/12/2008 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho visa identificar se o discurso que tende a (super)valorizar uma experiência de imersão em relação à formação em Letras realmente existe e se tem consistência. O trabalho também apresenta alguns enunciados que contribuíram para a construção desse discurso predominante, entre os quais: razões sociais, políticas, econômicas e tecnológicas, que 'impõem' a necessidade saber falar inglês; um discurso publicitário que enfatiza a necessidade de saber falar essa língua; as leis educacionais brasileiras, que com a redução da carga horária e outros fatores, influenciaram o crescimento da oferta de cursos de inglês. Além disso, o trabalho visa identificar nos enunciados dos sujeitos diretamente envolvidos no ensino de língua estrangeira - alunos, coordenadores e professores de cursos de inglês - como esse discurso tem se refletido. Para isso, foram utilizados questionários que apontaram qual a importância da experiência no exterior e da formação no curso de Letras, tanto em relação ao mercado de trabalho e quanto em relação à prática em sala de aula. Além disso, os questionários também identificaram os meios utilizados pelas escolas e pelos professores para atualização de seus conhecimentos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This paper aims to identify whether the speech that tends to (super)highlight an experience of immersion in relation to a diploma in "Letras" (graduation in language teaching) really exists. The work also presents some statements which contribute to the construction of the predominant discourse, including: reasons related to social political, economic and technological aspects, that 'impose' need to learn English; an advertising speech that emphasizes the need to speak this language, the Brazilian educational laws that reduces the hours of Foreign Language classes and other factors that influenced the growth of the English courses. Moreover, the work seeks to identify the speeches that are directly involved in teaching foreign language - students, teachers and coordinators of English courses - and how this speech has been reflected. For this, questionnaires were used, which pointed out the importance of experience abroad and the graduation in language teaching in the labor market and in the practice in the classroom. In addition, this paper wants to investigate the ways used by English schools and teachers in order to update their knowledge. | - |
Formato: dc.format | 92 f. : il., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua inglesa - Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de ingles - Treinamento profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de línguas - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: