Educação em conforto ambiental : avaliação da percepção de tres públicos-alvo e de duas técnicas didáticas

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Autor(es): dc.contributorSchmid, Aloísio Leoni, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil-
Autor(es): dc.creatorKovaleski, Antonio Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:38:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:38:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/19632-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/19632-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Aloísio Leoni Schmid-
Descrição: dc.descriptionInclui apêndice-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Defesa: Curitiba, 15/06/2009-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo: Na indústria da construção, a questão do conforto ambiental ainda é pouco considerada e são inúmeras as dificuldades para a disseminação do conhecimento científico sobre o assunto, do meio acadêmico para a prática profissional. O objetivo desse trabalho consiste em investigar o conhecimento prévio sobre conforto ambiental, o grau de interesse e a percepção, sobre este assunto, por parte de três públicos-alvo: vendedores de materiais de construção, acadêmicos do último ano do curso de Engenharia Civil e estudantes de curso técnico-profissionalizante em edificações. A pesquisa busca, ao mesmo tempo, avaliar a eficácia de duas diferentes técnicas didáticas, expositivo-teórica e experimental, na construção do conhecimento. Para tanto, foram realizados mini-cursos com a utilização de experimentos físicos como estratégia para o desenvolvimento dos estudos. Os resultados analisados demonstram que há resistência, principalmente por parte dos futuros engenheiros, em reconhecer o conforto como valor agregado às construções. Mas, ao mesmo ao tempo, as análises indicam que grande parte dos indivíduos pesquisados reconhece a importância do conforto na qualidade de vida das pessoas e acreditam que esse possa ser um diferencial a ser explorado comercialmente pelos construtores.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In the construction industry, the issue of environmental comfort is still considered low and there are many difficulties for the dissemination of scientific knowledge on the subject, from academia to professional practice. The aim of this work is to investigate the prior knowledge about environmental comfort, the degree of interest and perception on this subject, from three publics-target: sales of building materials, academics of the last year of the course of Civil Engineering and students of technician-professionalizing course in constructions. The investigation aims, at the same time, assess the effectiveness of two different didactic techniques, expositorytheoretical and experimental, in the construction of knowledge. Thus, mini-courses were performed with the use of physical experiments as a strategy for the development of studies. The analyzed results show that there is resistance, especially by the future engineers, to recognize the comfort as aggregate value to the buildings. But at the same time, the analysis indicates that most people surveyed recognized the importance of comfort in the quality of life and believe that this can be a differential to be explored commercially by the constructors.-
Formato: dc.formatxiv, 152f. : il. color., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectConforto humano-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura - Aspectos ambientais-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Civil-
Título: dc.titleEducação em conforto ambiental : avaliação da percepção de tres públicos-alvo e de duas técnicas didáticas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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