Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vianna, Carlos Roberto, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Trindade, Angela Ferreira Pires da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:10:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:10:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/19060 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/19060 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Carlos Roberto Vianna | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/08/2008 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender/explicar o que são Investigações Matemáticas e Atividades Investigativas, diferenciando-as entre si e, se possível, daquilo que é conhecido como 'Resolução de Problemas'. Isso foi feito no contexto do ensino de matemática nas séries do segundo segmento do Ensino Fundamental. A pesquisa fundamentou-se, inicialmente, em trabalhos de João Pedro da Ponte e estudiosos da Universidade de Lisboa; posteriormente em textos de Paul Ernest, George Pólya, Thomas Butts e Alan Schoenfeld dado que foram referências freqüentes para o grupo inicial de pesquisadores a que se recorreu. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The aim of this paper is to understand and explain what Math Investigations and Investigative Activities are by showing their differences and, if possible, the difference between them and what it is known as 'Problem Solving'. The research was done in a Math teaching context in the Elementary School (second stage - Middle school). It was first based in articles and papers done by João Pedro da Ponte and experts from the University of Lisbon. Texts from Paul Ernest, George Pólya, Thomas Butts and Alan Schoenfeld were also important references to the initial group of researchers. | - |
Formato: dc.format | 175 f. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Investigações matemáticas e resolução de problemas : que fronteiras? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: