Uma abordagem dialógica alternativa para a aquisição de habilidades táticas em jogos educacionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDirene, Alexandre Ibrahim-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática-
Autor(es): dc.creatorHobmeir Neto, Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:28:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:28:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/18681-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/18681-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Alexandre I. Direne-
Descrição: dc.descriptionInclui apendice-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 27/02/2009-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste documento são abordados os aspectos pedagógicos de diálogos do ensino de jogos heurísticos adversaristas. A resenha literária mostra que apesar de existem pesquisas na área de jogos educacionais, ainda são raras as pesquisas sobre a construção de shells inteligentes para o ensino de táticas desses jogos. Também é abordada a relevância do diálogo na transmissão de conhecimento entre o tutor e o aprendiz e as diferentes maneiras de se conduzir tal transmissão. Descreve-se também as hipóteses simplificadoras adotadas na criaação da shell JAS, tal como a abordagem de aspectos heurísticos na composição de táticas de jogo. É detalhada ainda a arquitetura de um protótipo implementado com a JAS para o Xadrez, destinado a aprendizes do níivel intermediário de habilidade. Ao final, são lançadas discussões sobre os resultados obtidos da shell e as metas de pesquisa futura.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Pedagogic aspects of tutorial dialogues are described for heuristic adversarial games. The literature survey shows that few past works approached intelligent shells for teaching the tactics of such games. Also described are the simplifying assumptions adopted for building the JAS shell, aimed at intermediate-level learners. The architecture of a rototype system built on top of JAS is yet detailed for the domain of Chess tutoring. Finally, future research perspectives are discussed.-
Formato: dc.formatviii, 56f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectXadrez-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectAptidão-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas inteligentes de controle-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas especialistas (Computação)-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da computação-
Título: dc.titleUma abordagem dialógica alternativa para a aquisição de habilidades táticas em jogos educacionais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.