
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Direne, Alexandre Ibrahim | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
| Autor(es): dc.creator | Hobmeir Neto, Antonio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:28:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:28:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/18681 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/18681 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Alexandre I. Direne | - |
| Descrição: dc.description | Inclui apendice | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 27/02/2009 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Neste documento são abordados os aspectos pedagógicos de diálogos do ensino de jogos heurísticos adversaristas. A resenha literária mostra que apesar de existem pesquisas na área de jogos educacionais, ainda são raras as pesquisas sobre a construção de shells inteligentes para o ensino de táticas desses jogos. Também é abordada a relevância do diálogo na transmissão de conhecimento entre o tutor e o aprendiz e as diferentes maneiras de se conduzir tal transmissão. Descreve-se também as hipóteses simplificadoras adotadas na criaação da shell JAS, tal como a abordagem de aspectos heurísticos na composição de táticas de jogo. É detalhada ainda a arquitetura de um protótipo implementado com a JAS para o Xadrez, destinado a aprendizes do níivel intermediário de habilidade. Ao final, são lançadas discussões sobre os resultados obtidos da shell e as metas de pesquisa futura. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Pedagogic aspects of tutorial dialogues are described for heuristic adversarial games. The literature survey shows that few past works approached intelligent shells for teaching the tactics of such games. Also described are the simplifying assumptions adopted for building the JAS shell, aimed at intermediate-level learners. The architecture of a rototype system built on top of JAS is yet detailed for the domain of Chess tutoring. Finally, future research perspectives are discussed. | - |
| Formato: dc.format | viii, 56f. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Xadrez | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aptidão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistemas inteligentes de controle | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistemas especialistas (Computação) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência da computação | - |
| Título: dc.title | Uma abordagem dialógica alternativa para a aquisição de habilidades táticas em jogos educacionais | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: