O filosofar na sala de aula : elementos para uma discussão metodológica sobre as diferentes dimensões de objetivação espaço-temporal entre professor/aluno na proposição e tratamento de conteúdos filosóficos no Ensino Médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHorn, Geraldo Balduíno-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorStangue, Fabio Antulio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:22:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:22:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/18520-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/18520-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Geraldo Balduíno Horn-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 14/04/2009-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e anexos-
Descrição: dc.descriptionResumo: O trabalho com ensino de Filosofia no Ensino Médio requer a consideração de algumas especificidades próprias ao exercício do filosofar em sala de aula. A partir da observação do desenvolvimento do trabalho de ensino de um conteúdo específico e determinado (Origens da Filosofia na Grécia Antiga) da disciplina de Filosofia numa turma da primeira série do Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná, propomos uma reflexão sobre aspectos da aprendizagem desse mesmo conteúdo, por parte dos alunos. A presente pesquisa procura evidenciar o ponto de vista dos alunos em relação ao conteúdo de ensino proposto, bem como sua participação efetiva nos processos de construção do conhecimento a partir de uma postura característica da atitude crítica e reflexiva, notadamente filosófica, de apreensão da realidade. Destaca-se sobremaneira a discussão sobre em que medida e de que forma o trabalho do professor enquanto principal agente dos processos de ensino ao nível médio leva em conta aspectos peculiares e determinantes do ponto de vista do aluno enquanto principal agente dos processos de aprendizagem. Aspectos esses expressos pelas diferenças psicofísicas entre alunos e professores, sobretudo no que tange às diferenças no desenvolvimento cultural e cognitivo, e também em relação ao ponto de vista diverso com que encaram a proposta da reflexão filosófica. Desenvolve-se a noção de que o ensino de filosofia encontra mais dificuldades no tocante a mobilização dos alunos para o exercício do filosofar do que propriamente no que diz respeito ao entendimento de problemas filosóficos. Concluindo, observase a necessidade de desenvolvimento de novas metodologias de trabalho com filosofia ao nível médio, e são sugeridas propostas para desenvolvimento de aulas e atividades para o ensino da disciplina de filosofia mais apropriadas ao universo do aluno do Ensino Médio.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Teaching Philosophy in High School requires the consideration of some specificity related to the exercise of philosophy in the classroom. From observing the development of the teaching of a specific topic (Origins of Philosophy in Ancient Greek) in the discipline of Philosophy in a first High School class at Colégio Estadual do Paraná, we propose a reflection about learning aspects of this same topic, from the part of the students. This research tries to show the students' point of view in relation to the teaching topic proposed, as well as their effective participation in the process of knowledge building from a posture of a critical and reflexive attitude, specifically philosophical, on the apprehension of reality. A special attention is given to the discussion about in what measure and in what form the teacher's work as the main agent of the teaching process in High School takes into account peculiar and determining students' point of view as the main agent in the process of learning. These aspects are expressed by psychophysical differences between teachers and students particularly related to differences in cultural and cognitive development and also in relation to the diverse point of view they have in relation to the proposal of philosophical reflection. It seems that the teaching of philosophy poses more difficulties in relation to the mobilization of the students to the exercise of philosophy than to their understanding of philosophical problems. In conclusion we can say that there is a need of developing new methodologies for the teaching of philosophy in High School, so we gave some suggestions for class development and activities that seem to be more appropriate for the universe of the students at this level.-
Formato: dc.format177 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Ensino de segundo grau-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO filosofar na sala de aula : elementos para uma discussão metodológica sobre as diferentes dimensões de objetivação espaço-temporal entre professor/aluno na proposição e tratamento de conteúdos filosóficos no Ensino Médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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