
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pessali, Huáscar Fialho, 1972- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico | - |
| Autor(es): dc.creator | Pontes, Renato Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:21:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:21:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/18500 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/18500 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Huáscar Fialho Pessali | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Defesa: Curitiba, [2008] | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração : Políticas de desenvolvimento | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação busca mostrar que o institucionalismo evolucionário de Thorstein Veblen é consistente com a orientação meta-teórica de uma perspectiva filosófico-realista das ciências sociais. A dicotomia indivíduo-sociedade - manifesta na oposição entre o Individualismo Metodológico e o Holismo ou Coletivismo Metodológico - tem como problema fundacional a relação entre os planos da agência e da estrutura. A dicotomia surge de tais posições metodológicas ao serem defendidas de forma inteiramente apriorística. O trabalho busca então as origens desses pré-conceitos na filosofia positivista/empiricista da ciência que, por meio de sua resistência à inclusão de elementos não observáveis no centro das explicações científicas, obriga os pesquisadores a optar, antes da partida, sobre qual elemento terá primazia ontológica e/ou explanatória: indivíduos ou estruturas. Nesse sentido, o institucionalismo de Veblen e a filosofia realista da ciência, permitem superar aquela dicotomia positivista e elaborar uma relação de condicionalidade recíproca entre os indivíduos e as estruturas sociais. Assim, deixamos de enxergar uma dicotomia e passamos a identificar uma dualidade, que evita exigências apriorísticas sobre a unidade de análise e estimula o estudo de processos nas ciências sociais. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation aim to show that the evolutionary institutionalism of Thorstein Veblen is consistent with the meta-theoretical guidance of a philosophical-realistic perspective of social sciences. The individual-society dichotomy - manifested in the opposition between Methodological Individualism and Methodological Collectivism or Holism - has as the fundamental problem the relationship between the plans of agency and structure. The dichotomy derives from the aprioristic bias of these methodological positions. The paper seeks the origins of these concepts in the positivist/empiricist philosophy of science which, by its resistance to the inclusion of elements not observable at the center of scientific explanations, forces researchers to choose, before departure, which element will be endowed with ontological and/or explanatory primacy: individuals or structures. Accordingly, the institutionalism of Veblen and the realistic philosophy of science, can overcome this positivist dichotomy and develop a relationship of reciprocal cross between individuals and social structures. Thus, we stop seeing a dichotomy and we began to identify a duality, which avoids aprioristics demands on the unit of analysis and encourages the study of processes in the social sciences. | - |
| Formato: dc.format | vii, 96f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Economia evolucionaria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Economia institucional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Economia - Filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crescimento e desenvolvimento economico | - |
| Título: dc.title | O restabelecimento do institucionalismo evolucionário de Thorstein Veblen e uma perspectiva realista da filosofia da ciência : para além do positivismo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: