Renderização de cenas tridimensionais interativas em computadores com recursos gráficos limitados

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPedrini, Hélio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática-
Autor(es): dc.creatorSantos, Maikon Cismoski dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:27:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:27:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/18410-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/18410-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Hélio Pedrini-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 25/03/2009-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho propõe e implementa quatro abordagens diferentes para renderização remota e sob demanda da cena 3D destinada a computadores com recursos gráficos limitados, que não dispõem de uma unidade de processamento gráfico ou computadores que possuam placas aceleradoras gráficas, mas essas sejam limitadas em termos de processamento. Para aprimorar o processo de renderização, a técnica de Renderização Baseada em Imagens 3D warping foi empregada, permitindo que o cliente remoto renderize localmente novas vistas do ambiente virtual, enquanto espera por dados requisitados ao servidor ou até mesmo quando há problemas em sua transmissão ou atraso no recebimento. O conceito de imagens de resíduo foi utilizado, permitindo que menos dados sejam transmitidos entre servidor e cliente em comparação com os quadros completos renderizados a partir do modelo 3D. Um método para o aproveitamento das imagens de resíduo recebidas pelos clientes foi proposto e implementado, possibilitando que as imagens recebidas pelos clientes sejam utilizadas para o refinamento da qualidade das vistas exibidas, ao invés de serem descartadas. Uma abordagem para o descarte de requisições no servidor foi proposta, buscando reduzir sua sobrecarga devido à grande demanda de requisições feitas pelos clientes. O desempenho do protótipo foi avaliado com base em dois experimentos realizados, nos quais foram analisados os tempos obtidos na renderização remota e local da cena 3D. Os testes de desempenho contemplaram computadores com capacidade de processamento gráfico limitada.-
Formato: dc.formatxiv, 112f. : il. [algumas color.], grafs ; 30cm.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTransmissao de dados-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da computação-
Título: dc.titleRenderização de cenas tridimensionais interativas em computadores com recursos gráficos limitados-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.