Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Carlos Eduardo, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Roballo, Roberlayne de Oliveira Borges, 1973- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:04:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:04:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/18214 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/18214 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Carlos Eduardo Vieira | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/08/2007 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Linha de Pesquisa: História e Historiografia da Educação | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta a análise das obras Noções de História da Educação, de Afrânio Peixoto e Noções de História da Educação, de Theobaldo Miranda Santos, que serviram de suporte para os processos de formação de professoras normalistas a partir da década de trinta do século XX no Brasil. As obras analisadas pertencem à Coleção Atualidades Pedagógicas do projeto editorial denominado Biblioteca Pedagógica Brasileira, dirigido por Fernando de Azevedo (1931-1949). Esta pesquisa evidencia as concepções de História da Educação do período retratado, permitindo vislumbrar as concepções de História da Educação e de História que produzem sentidos no universo da Educação, permitindo vislumbrar tanto a representação como o processo de formação da professora normalista, em particular. Assim, o contexto mostrado é o de produção destas obras, os procedimentos historiográficos utilizados pelos autores para escrevê-las, a educação brasileira presente nas narrativas dos autores e a sua materialidade. Conclui-se com este trabalho que as obras em questão são expressão particularizada de idéias sobre o conhecimento histórico e educacional. A História da Educação neste sentido reuniu e estreitou a relação entre história, educação e civilização, por meio de um passado que se tornou lição. Esta trajetória de pesquisa permite acompanhar os dissensos e os consensos dos autores com relação à escrita da história da educação, em especial da brasileira. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This essay presents the analysis of the works Impressions on the History of Education by Afrânio Peixoto and Impressions on the History of Education, by Theobaldo Miranda Santos, that served as a basis for the process for the education of school teachers during the decade of the 30's in 20th century Brazil. The works reviewed are a part of the Collection of Pedagogical News that belong to the editorial project called "Brazilian Pedagogical Library" which was directed by Fernando de Azevedo (1931-1949). This research points out the conceptions of the History of Education during the covered period allowing thus a glimpse at the conceptions of the History of Education and conceptions of History that have an impact on the universe of Education and also at the representation and process for the education of school teachers particularly. In other words, the context shows the production of these works, the historical research procedures chosen by the authors while writing them, the brazilian education present in their narration and its materialness. This essay leads to the conclusion that the works are a particular expression of ideas about educational and historical knowledge. In this way, the History of Education has tightened the relation between history, education and civilization by means of the past turned into a lesson. The writing of this essay allows us to follow the disagreements and agreements of the authors in what concerns the writing of the history of education, specifically the brazilian. | - |
Formato: dc.format | 152 f. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acordos coletivos de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - História - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | História da educação e a formação de professoras normalistas : as noções de Afranio Peixoto e de Theobaldo Miranda Santos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: