
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sánchez García, Laura, 1957- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
| Autor(es): dc.creator | Picussa, Juliano | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:30:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:30:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/18127 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/18127 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Laura Sánchez García | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 12/08/2008 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho descreve uma solução de interface e interação para um servidor público de Xadrez on-line na web, como uma ferramenta educacional. O principal propósito do ambiente de jogo do servidor é o de apoiar o ensino de Xadrez nas escolas públicas brasileiras. A maioria dos ambientes de interface e interação para servidores de Xadrez on-line na web não são desenvolvidos com foco educacional e assumem que o usuário é um especialista e não um aprendiz. Apresentam ambientes de interação que dificultam a participação do usuário aprendiz, causando o seu afastamento dos mesmos. A solução descrita no presente trabalho caracteriza um ambiente educacional, privilegiando o perfil do usuário aprendiz e permitindo que ele tenha acesso aos conceitos e às funcionalidades plenas do ambiente, contribuindo, adicionalmente, com orientação em situações de jogo que apresentam maiores dificuldades para os iniciantes em Xadrez. O projeto como um todo é resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC/SEED), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Centro de Excelência em Xadrez (CEX). | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This work describes an interaction and interface environment solution for a public online Chess server, on the web, as an educational tool. The main purpose of the environment is to improve chess teaching in Brazilian public schools. The vast majority of such chess online servers are not designed with an education focus and assume its users are specialists rather than learners. The environment of such servers hinders the participation of inexpert users, disencouraging their continuation in the server. The solution described in this work is inserted in an education environment, aiming at providing users with direct access to concepts and full features of the environment, providing, additionally, valuable help in game situations of great difficulty for chess beginners. The project as a whole is a result of a partnership between the Brazilian Education Department (MEC/SEED), the Federal University of Paraná (UFPR) and the Chess Excellency Center (CEX). | - |
| Formato: dc.format | vii, 69f. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Xadrez - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligencia artificial - Aplicações educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência da computação | - |
| Título: dc.title | Um ambiente de interface e interação para um servidor de xadrez on-line na web como uma ferramenta educacional | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: