Políticas para a educação infantil na região metropolitana de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorSouza, Ângelo Ricardo de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorNoguchi, Luiza Freire-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:51:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:51:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-30-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/18007-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/18007-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Angelo Ricardo de Souza-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/02/2009-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e anexos-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, Cultura e Tecnologia-
Descrição: dc.descriptionResumo : A presente investigação tem como objeto de estudo as políticas para a educação infantil na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), no período de 2001 a 2006. O locus analisado nesta região são os doze municípios que constituem o Primeiro Anel Metropolitano (PAM), região que possui trânsito populacional intenso e que gera um grande volume de demandas sociais, extrapolando os limites geográficos dos municípios. O objetivo desta pesquisa é analisar a oferta na educação infantil, com a justificativa que a análise desta dimensão quantitativa e material da política oportuniza reflexões sobre os esforços do poder público na efetivação do direito à educação. Para esta tarefa foram coletados dados dos bancos padronizados do INEP/MEC e IPARDES, cotejados aos dados obtidos através de um questionário (e uma entrevista) encaminhado aos responsáveis pelos Departamentos de Educação Infantil dos municípios pesquisados. De posse destes dados empíricos foi desenvolvida uma projeção da possível universalização da educação infantil nesta região, de modo a evidenciar uma possível efetivação do direito à educação para todos. A análise destes dados aliados às bases teóricas desenvolvidas na investigação revelaram as seguintes conclusões: as políticas para a educação infantil não são efetivas no Primeiro Anel Metropolitano; não há integração entre os municípios no que se refere a proposição e tomada de ação nas políticas para a etapa tornando as políticas focadas apenas nos municípios; o atendimento do direito à educação infantil é insuficiente pelo poder público frente à demanda que se apresenta na região.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This research has as object of study the policies for kindergarten in the Metropolitan Area of Curitiba, from 2001 to 2006. The locus analyzed in this region is the twelve cities that the First Metropolitan Ring, a region that has intense population transit and that generates a large volume of social demands, beyond the geographical boundaries of the cities. The objective of this research is to examine the offer in the kindergarten, with the justification that the analysis of this quantitative and material dimension of these policies gives the opportunity for reflections on the efforts of public authorities in the execution the effectiveness of the right to the education. For this task were collected standardized INEP / MEC and IPARDES data bank, collate with the data obtained through a questionnaire (and an interview) forwarded to the responsible Child Education Departments of the municipalities surveyed. With these empirical data a projection of possible kindergarten universalization in this region was developed, to show when a possible realization of the right to education for all can occur. The analysis of these data combined with theoretical bases developed in the research revealed the following conclusions: the policies for early childhood education are not effective in the First Metropolitan Ring, there is no integration among municipalities as regards the proposition and action on policies for the kindergarten making policies focused only on the municipalities, the attendance by the public power of the right to education for children is insufficient to fulfill the demand that is present in the region.-
Formato: dc.format174 f. : mapas, grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titlePolíticas para a educação infantil na região metropolitana de Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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