
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Guérios, Ettiène Cordeiro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Marconcin, Isabel Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:22:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:22:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/17998 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/17998 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Ettiène Cordeiro Guérios | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/02/2009 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
| Descrição: dc.description | Linha de Pesquisa: Educação Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa investigou princípios relacionados ao ensino da matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os quais as professoras que atuam nesses ciclos mobilizam quando instadas a falar sobre a sua prática pedagógica. Para tal, buscou-se identificar nos autores que se filiam à numeralização, ao letramento em matemática, à matematização e ao senso numérico convergências com a perspectiva preocupada em desenvolver nos alunos a atitude de pensar e de fazer matemática na escola. A organização do marco conceitual, associada ao conteúdo depreendido da análise dos dados coletados empiricamente, teve como decorrência a estruturação de um rol de princípios relacionados ao tema desta pesquisa e possibilitou a organização de categorias de análise que contribuíram para a interpretação e atribuição de significados às falas das professoras que integram esta pesquisa. A análise dessas falas possibilitou uma reflexão, em âmbito geral, sobre o ensino de matemática e sobre as perspectivas do pensar e do fazer matemática por professores e alunos. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This research investigated the principles related to the teaching of mathematics in the initial grades of elementary school, that are mobilized by teachers who work in these cycles when they are required to talk about their teaching. This study tries to identify in which points the authors who are engaged in numeracy, numeration, literacy in mathematics, mathematization and in the numerical sense converge their ideas with the prospect of developing students' attitudes and resources for thinking and doing mathematics in school. The structuring of the conceptual framework, associated to the content gathered from the analysis of empirically collected data had, as a result, a list of principles related to the theme of this research and made possible the organization of categories of analysis that contributed to the interpretation and attribution of meaning to the words of the teachers who were part of this research. The analysis of their discourse contributed to the reflection, in general, in mathematics teaching and the perspection of thinking and doing mathematics by teachers and students. | - |
| Formato: dc.format | ix, 181f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Princípios subjacentes às práticas pedagógicas em matemática de professoras nas séries iniciais do Ensino Fundamental | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: