Uma abordagem sobre detecção de barras quebradas em motores de indução

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Autor(es): dc.contributorRibeiro, Eduardo Parente, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica-
Autor(es): dc.creatorMertens Junior, Arlindo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:47:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:47:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-19-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/17818-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/17818-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Eduardo Parente Ribeiro-
Descrição: dc.descriptionInclui apendice-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Defesa: Curitiba, 26/09/2008-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo : A garantia da qualidade e a eficiência em motores elétricos são essenciais num mundo onde cada vez mais tenta-se evitar o desperdício de recursos. Motores elétricos do tipo gaiola de esquilo são equipamentos baratos e muito difundidos em ambientes industriais, comerciais e residenciais. Estes motores podem apresentar alguns defeitos ainda no processo de fabricação, mas que pode se manifestar somente algum tempo depois de seu uso. Métodos de procura de defeitos não-invasivos são cada vez mais pesquisados, pois permitem uma análise rápida sem alteração significativa do produto. Este trabalho propõe a utilização de aquisição de dados de vibrações mecânicas e de corrente elétrica como base para a análise de defeitos de barras quebradas em sistemas fechados como motores lacrados e compressores de refrigeração. Este método combina o melhor dos dois métodos, ou seja, a sensibilidade da corrente elétrica com os dados de rotação e escorregamento provenientes dos dados de vibração mecânica. Neste trabalho foram utilizadas várias amostras com diferentes posições de barras quebradas, diversificando o universo estudado. A posição das barras quebradas pode influenciar na sua detecção, sendo no caso de 90º o mais crítico. Um estudo adicional foi feito usando redes neurais como um método para detecção das barras quebradas de difícil detecção. Os resultados deste trabalho mostram que o método desenvolvido é eficaz na maioria dos casos de barras quebradas em motores elétricos onde existe dificuldade de acesso ao eixo do motor-
Formato: dc.formatviii, 69f. : il., algumas color., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectMotores elétricos - Defeitos-
Palavras-chave: dc.subjectMotores eletricos de indução-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia eletrica-
Título: dc.titleUma abordagem sobre detecção de barras quebradas em motores de indução-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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