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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Leite, Eduardo de Oliveira, 1949- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito | - |
Autor(es): dc.creator | Canto Junior, Mauricio Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:40:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:40:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/17662 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/17662 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Apresenta este trabalho o conjunto de presssupostos necessários a uma atuação docente na área do Direito. Preliminarmente, buscou-se demonstrar a existência, necessidade e condições de produção científica, epistêmica, enquanto elemento explicitador do conteúdo a ser ministrado em atividade docente. Após, com a apresentação da ontologia, delineou-se sobre o fenômeno jurídico. No segundo capítulo, o escopo é a compreensão do conceito Educação. Reconhecidas a imprescindibilidade da linguagem para qualquer produção cultural e a inevitabilidade da política na conformação social, inaugurou-se o terceiro capítulo com o conhecimento do locus da Educação Superior e a regulamentação jurídica do curso de Direito. Reunindo os conceitos relevantes para o ensino jurídico no final da terceira parte, instaura-se o derradeiro capítulo demonstrando as condições externas e internas no ato de ensino jurídico, explicitando e exemplificando avaliações plausíveis para objetivos educacionais possíveis no ensino da graduação em Direito. Conclui-se o capítulo com um exemplo real de atividade docente, demonstrando a utilidade e adequação dos conceitos apresentados, quais sejam: a visão honesta, ainda que incompleta; a escolha consciente de paradigmas ideológicos e existenciais; o rigor científico; a precisão teminológica; o amor ao conhecimento; a busca, nunca alcançada, da verdade. Esses são alguns dos pressupostos necessários para o ensino, e aprendizagem, do Direito. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação (Superior) | - |
Título: dc.title | Educaçao jurídica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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