Educaçao jurídica

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Autor(es): dc.contributorLeite, Eduardo de Oliveira, 1949--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito-
Autor(es): dc.creatorCanto Junior, Mauricio Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:03:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:03:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/17662-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/17662-
Descrição: dc.descriptionResumo: Apresenta este trabalho o conjunto de presssupostos necessários a uma atuação docente na área do Direito. Preliminarmente, buscou-se demonstrar a existência, necessidade e condições de produção científica, epistêmica, enquanto elemento explicitador do conteúdo a ser ministrado em atividade docente. Após, com a apresentação da ontologia, delineou-se sobre o fenômeno jurídico. No segundo capítulo, o escopo é a compreensão do conceito Educação. Reconhecidas a imprescindibilidade da linguagem para qualquer produção cultural e a inevitabilidade da política na conformação social, inaugurou-se o terceiro capítulo com o conhecimento do locus da Educação Superior e a regulamentação jurídica do curso de Direito. Reunindo os conceitos relevantes para o ensino jurídico no final da terceira parte, instaura-se o derradeiro capítulo demonstrando as condições externas e internas no ato de ensino jurídico, explicitando e exemplificando avaliações plausíveis para objetivos educacionais possíveis no ensino da graduação em Direito. Conclui-se o capítulo com um exemplo real de atividade docente, demonstrando a utilidade e adequação dos conceitos apresentados, quais sejam: a visão honesta, ainda que incompleta; a escolha consciente de paradigmas ideológicos e existenciais; o rigor científico; a precisão teminológica; o amor ao conhecimento; a busca, nunca alcançada, da verdade. Esses são alguns dos pressupostos necessários para o ensino, e aprendizagem, do Direito.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectDireito - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação (Superior)-
Título: dc.titleEducaçao jurídica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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