O conceito substantivo Ditadura Militar Brasileira (1964-1984) na perspectiva de jovens brasileiro : um estudo de caso em escolas de Curitiba - PR

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Autor(es): dc.contributorSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCastex, Lilian Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:51:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:51:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/17507-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/17507-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 22/08/2008-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e anexos-
Descrição: dc.descriptionLinha de pesquisa: Cultura, escola e ensino-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo insere-se na área de pesquisa em ensino de História, mais especificamente no campo de investigações da Educação Histórica, e tem por objeto investigar como jovens alunos entendem os conceitos históricos, aqui denominados de conceitos substantivos (LEE, 2001). Neste trabalho, destaca-se o conceito substantivo Ditadura Militar Brasileira (1964-1984), presente no contexto da sociedade brasileira na segunda metade do século XX. A questão principal desta investigação é: até que ponto o processo de escolarização pode ser referência para os jovens nas relações que eles estabelecem com o conceito substantivo Ditadura Militar Brasileira? Constata-se a presença desse conceito substantivo na historiografia brasileira, com idéias de ação política e conjuntural e/ou a falta de compromisso com a democracia; na memória, com as idéias de vitimização, assim como, no caso em estudo, nas narrativas dos professores, dos jovens e dos manuais didáticos. A análise teórica, construída a partir das contribuições de Dubet e Martuccelli (1997), Lee (2001), Barca (2001), Schmidt e Garcia (2006) e Carretero et al. (2007), fundamenta-se na categoria da experiência dos sujeitos – os jovens – com o conhecimento. Tomando como referência o método de investigação qualitativa, o modo de investigação é o "estudo de caso", e o "caso em estudo" são duas escolas de ensino fundamental de 8.a série – uma pública e uma particular – da cidade de Curitiba, Paraná, Brasil. A investigação efetivou-se por meio de técnicas qualitativas: questionários e entrevistas, observação de aulas de História e pesquisa documental. As questões presentes nos instrumentos de investigação visavam ao conhecimento do pensamento dos jovens sobre o conceito substantivo, considerando-o na perspectiva da realidade social dos sujeitos investigados, bem como nas relações que estes fazem com a memória social. Os resultados indicam a importância das diferentes interpretações historiográficas para a formação do professor de História, bem como a relevância de se tomar os conhecimentos prévios dos jovens estudantes como referência para o ensino e aprendizagem dos conteúdos históricos, questões que vêm sendo difundidas e propostas pela área da Educação Histórica.-
Formato: dc.format184 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDitadores - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectHistória - Estudo e ensino - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil - História - 1964-1985-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO conceito substantivo Ditadura Militar Brasileira (1964-1984) na perspectiva de jovens brasileiro : um estudo de caso em escolas de Curitiba - PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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