Educação não-formal e informal em ciência e tecnologia : divulgação científica e formação de opinião sobre reprodução assistida e seus desdobramentos na Folha de S. Paulo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInvernizzi Castillo, Noela, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorKorbes, Clecí, 1979--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:26:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:26:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/17190-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/17190-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Noela Invernizzi-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 15/08/2008-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e anexos-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, Cultura e Tecnologia-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta dissertação avalia as características da divulgação científica e da educação informal em ciência e tecnologia desenvolvidas pelo Jornal Folha de S. Paulo no ano 2005. Os tópicos específicos analisados são as tecnologias reprodutivas e o uso de embriões excedentes da fertilização in vitro para pesquisa. O ano 2005 é de particular relevância devido à aprovação de dois marcos legais polêmicos: a Nova Política de Direitos Sexuais e Reprodutivos, que trata da implantação de centros de reprodução humana assistida nas capitais brasileiras e a Lei de Biossegurança, em especial o seu artigo 5º, que se refere à liberação das pesquisas com células-tronco embrionárias humanas excedentes de fertilização in vitro. O conteúdo da informação sobre reprodução assistida e pesquisas com embriões humanos que chega ao público através do jornal é examinado com base em quatro eixos analíticos: a) direitos à constituição de família e de acesso às tecnologias reprodutivas; b) perspectiva de gênero ao tratar da maternidade, paternidade e família; c) interesses científicos, empresariais, governamentais e outros envolvidos; e d) implicações sociais, éticas e riscos das tecnologias reprodutivas e da pesquisa com embriões humanos. A dissertação conclui que o jornal Folha de S. Paulo tende a incorporar elementos do modelo democrático de divulgação científica, que estimula o desenvolvimento da cidadania através da discussão pública do desenvolvimento científico-tecnológico. Entretanto, continuam presentes com bastante força traços do modelo de déficit, que reforçam o distanciamento entre cientistas e leigos. A pesquisa também constatou uma tensão entre a crescente profissionalização da divulgação científica desenvolvida pelo jornal, enquanto campo de educação não-formal, e a tradicional educação informal desenvolvida pelos meios de comunicação de massas. No contexto de uma forte controvérsia sobre o uso de embriões para pesquisa, esse último enfoque serviu para promover nos leitores do jornal a "visão de mundo progressista" dos cientistas frente a posições "conservadoras".-
Formato: dc.format176 f. : il., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao nao-formal - Aplicações científicas-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica-
Palavras-chave: dc.subjectJornal Folha de São Paulo-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleEducação não-formal e informal em ciência e tecnologia : divulgação científica e formação de opinião sobre reprodução assistida e seus desdobramentos na Folha de S. Paulo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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