
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marin, Andreia Aparecida | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Tozetti, Mauricio de Jesus | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:02:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:02:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/16985 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/16985 | - |
| Descrição: dc.description | Acompanha CD-ROM | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Andréia A. Marin | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/06/2008 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Em meio aos problemas socioambientais que tomam importância sem paralelo na humanidade, a importância do discurso ambientalista na Educação Ambiental e na legislação ambiental brasileira se impõe a cada dia. Percebe-se uma evolução desse discurso, principalmente o que nasce na esfera da Educação Ambiental como papel fundamental, na medida em que antes de serem estabelecidos os direitos e deveres do cidadão no seio da sociedade, é preciso que seus pressupostos estejam aceitos e incorporados em seus discursos. Neste trabalho, procuramos discutir os movimentos educativos geradores de novos discursos e sua consolidação no Direito Ambiental, cujo processo aponta para um diálogo silencioso entre Educação e Direito, bem como entre os profissionais que estão envolvidos nesses campos. Procuramos saber até que ponto os desenvolvimentos dos dois campos caminham juntos, o que pode ser detectado na análise comparativa dos princípios que fundamentam o discurso e as ações em ambos os campos. Nessa busca, realizamos: uma breve reconstituição histórica dos campos do Direito e da Educação Ambiental; um estudo sobre os princípios éticos que perpassam o discurso expresso no material teórico e jurídico em ambos os campos; pesquisa empírica com profissionais dos campos, identificando os fundamentos de seus discursos e as concepções de seus papéis nas mudanças da relação sociedade-ambiente. Os procedimentos metodológicos incluíram a coleta de dados por meio de entrevistas com roteiro, que foram realizadas com quatro educadores ambientais e o mesmo número de profissionais da área do Direito Ambiental, num recorte geográfico delimitado pela Região Metropolitana de Curitiba. Para a análise do material coletado foi utilizada a análise de conteúdo, ancorada no princípio da hermenêutica. A análise demonstrou uma inquestionável aproximação de discurso entre os campos, mas também a necessidade de um maior diálogo na busca de elucidação das competências, de alguns princípios éticos norteadores e da efetivação de ações conjuntas. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Surrounded by the social and environmental issues that took an importance without parallel in the humanity, the relevance of the environmental discourse in the Environmental Education and the Brazilian Environmental Law is imposed daily. An evolution of this discourse is perceived, mainly the one rooted on the sphere of the Environmental Education, witch has a fundamental function because before being established the citizen's rights and duties in society, it is necessary that its presuppositions are accepted and incorporated by the social discourses. In this dissertation, we will argue about the educational movements that generates new discourses and their consolidation in the Environmental law. This process points to a silent dialogue among Education and Law, as well as among the professionals who are involved in these areas. We will try to know until when the developments of the two areas go together, which can be detected by the comparative analysis of the principles that base the discourses and actions on both areas. In this research, we will carry out: a brief historical reconstitution from both areas, Law and Environmental Education; a study on the ethical principles that pass by the formal discourses in the theoretical and legal material in both areas; empirical research with professionals acting on those areas, identifying the foundation of its discourses and the conceptions of their role in the changes of the relation among society and environment. The methodological procedures included data from scripted interviews with four Environmental Educators and the same number of professionals from the Environmental Law area, in a geographic region of Curitiba's Metropolitan Area. For the analysis of the collected data, the analysis of content was used, anchored in the principle of the hermeneutics. The analysis demonstrated an unquestioned approach of both fields' discourses, but also a necessity of a bigger dialogue to explain the competences, some guiding ethical principles and the outset of joint actions. | - |
| Formato: dc.format | xv, 168 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educaçao ambiental - Legislação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Discurso ambientalista na educação ambiental e a legislação ambiental brasileira | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: