Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Alvaro Emilio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:56:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:56:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/16983 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/16983 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Nilson Marcos Dias Garcia | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/08/2008 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Neste trabalho procuramos entender os sentidos e concepções subjacentes às práticas dos professores quando realizam atividades de leitura em aulas de Física, bem como discutir as possibilidades e dificuldades apontadas por eles para o uso desse recurso. Tomando como referência a concepção de que a leitura é um elemento da cultura escolar que deve ser explorado, ressaltamos a relação íntima entre Educação e Cultura sugerida por Forquin e utilizamos as considerações de Charlot para argumentar que a origem social não é determinante para a formação de bons ou maus leitores, além de interagirmos com diversos textos e pesquisas produzidos sobre a temática pelos pesquisadores do campo de ensino de Física no Brasil. A partir de uma sondagem inicial entre os professores de Física das escolas estaduais de Curitiba, identificamos aqueles que declararam desenvolver atividades de leitura em suas aulas, dentre os quais, a partir de critérios previamente estabelecidos, alguns deles se dispuseram a participar da pesquisa. Os resultados mostraram que a maioria dos professores, ao desenvolver atividades em sala, não toma o cuidado de sondar o universo de conhecimentos prévios que os alunos trazem sobre o texto e, também, não demonstram preocupações com a intencionalidade dos gêneros textuais propostos nas atividades. Ao destacar as dificuldades para desenvolver as atividades de leitura, os professores apontam a falta de habilidade para interpretação de textos dos alunos e as recorrentes cópias de trechos do texto para responder as questões propostas após a leitura. Atribuem essas dificuldades à maneira como as atividades de leitura são trabalhadas ao longo da história escolar dos alunos, à falta de exemplos familiares e a origem social. Apontaram também a necessidade de materiais que tragam auxílio para o desenvolvimento de atividades de leitura em sala e a maior aproximação da Universidade com a escola. Por fim, além de expor nossos pontos de vistas sobre os resultados e análises, destacamos a necessidade de aumentar o número de pesquisas sobre o tema e encontrar caminhos para que elas façam parte efetivamente da formação dos professores. | - |
Formato: dc.format | 128 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Leitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: