Leitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professores

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Autor(es): dc.contributorGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorLeite, Alvaro Emilio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:56:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:56:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/16983-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/16983-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Nilson Marcos Dias Garcia-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/08/2008-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e anexos-
Descrição: dc.descriptionResumo : Neste trabalho procuramos entender os sentidos e concepções subjacentes às práticas dos professores quando realizam atividades de leitura em aulas de Física, bem como discutir as possibilidades e dificuldades apontadas por eles para o uso desse recurso. Tomando como referência a concepção de que a leitura é um elemento da cultura escolar que deve ser explorado, ressaltamos a relação íntima entre Educação e Cultura sugerida por Forquin e utilizamos as considerações de Charlot para argumentar que a origem social não é determinante para a formação de bons ou maus leitores, além de interagirmos com diversos textos e pesquisas produzidos sobre a temática pelos pesquisadores do campo de ensino de Física no Brasil. A partir de uma sondagem inicial entre os professores de Física das escolas estaduais de Curitiba, identificamos aqueles que declararam desenvolver atividades de leitura em suas aulas, dentre os quais, a partir de critérios previamente estabelecidos, alguns deles se dispuseram a participar da pesquisa. Os resultados mostraram que a maioria dos professores, ao desenvolver atividades em sala, não toma o cuidado de sondar o universo de conhecimentos prévios que os alunos trazem sobre o texto e, também, não demonstram preocupações com a intencionalidade dos gêneros textuais propostos nas atividades. Ao destacar as dificuldades para desenvolver as atividades de leitura, os professores apontam a falta de habilidade para interpretação de textos dos alunos e as recorrentes cópias de trechos do texto para responder as questões propostas após a leitura. Atribuem essas dificuldades à maneira como as atividades de leitura são trabalhadas ao longo da história escolar dos alunos, à falta de exemplos familiares e a origem social. Apontaram também a necessidade de materiais que tragam auxílio para o desenvolvimento de atividades de leitura em sala e a maior aproximação da Universidade com a escola. Por fim, além de expor nossos pontos de vistas sobre os resultados e análises, destacamos a necessidade de aumentar o número de pesquisas sobre o tema e encontrar caminhos para que elas façam parte efetivamente da formação dos professores.-
Formato: dc.format128 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleLeitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professores-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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