Um ambiente de interface de busca e pré-visualização de objetos de aprendizado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSánchez García, Laura, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática-
Autor(es): dc.creatorMello, Rodrigo Octávio de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:24:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:24:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/16685-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/16685-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Laura Sánchez Garcia-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 30/08/2007-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e anexo-
Descrição: dc.descriptionResumo: Os avanços e a popularização dos artifícios computacionais têm contribuído com o suporte às áreas mais diversas do conhecimento. Este fenômeno teve seus reflexos também na aprendizagem com os objetos de aprendizado (Learning Objects - LOs), que foram criados para reduzir os custos e o tempo de produção, bem como facilitar o reuso e a distribuição dos conteúdos didáticos por meio das capacidades de reutilização, rastreabilidade, interoperabilidade, durabilidade e facilidade de edição. O objetivo geral do trabalho é propor um ambiente de interface de busca e pré-visualização de LOs, com vistas a que os usuários utilizem com facilidade todas as funções de refinamentos de consultas disponíveis e, assim, atinjam seus objetivos de busca com pouca necessidade de carga cognitiva além de proporcionar a pré-visualização robusta dos LOs. Foram escolhidos critérios para a avaliação de trabalhos e soluções relacionadas e um desses estudos foi utilizado como ponto de partida para o ambiente de interface. O embasamento teórico foi proporcionado pela IHC (Interação Humano-Computador), especialmente na Engenharia Semiótica e o presente trabalho tem como resultado um protótipo não funcional em storyboarding do ambiente de interface proposto.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Learning Objects – LOs – were devised in order to cut down on production costsand time, as well as to facilitate the distribution and reuse of didactic contents bymeans of a series of functions, such as reutilization, traceability, interoperability,durability and easy editing. Our main objective in the present paper is to propose aninterface environment for LO search and pre-visualization. The distinctive feature ofsuch environment is both the easy access to all search refinement functionsavailable, thus allowing users to fulfil their search objectives without requiring muchcognitive effort, and the well-structured LO pre-visualization. We started the projectby defining a set of criteria to assess LO research and solutions, and one of suchworks was used as our starting point for the interface environment. Our theoreticalfoundation relies on HCI (Human-Computer Interaction), and the major outcome ofthe present project is a nonfunctional prototype (in storyboard) of the interfaceenvironment proposed, which in turn solves the majority of the problems we cameacross when revising the pertinent literature.-
Formato: dc.format149p. : il ; 30cm.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa na Internet-
Palavras-chave: dc.subjectInterfaces (Computador)-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da Computação-
Título: dc.titleUm ambiente de interface de busca e pré-visualização de objetos de aprendizado-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.