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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cunha, Carlos Jorge da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química | - |
| Autor(es): dc.creator | Carnin, Raquel Luísa Pereira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:34:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:34:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/16261 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/16261 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Carlos Jorge da Cunha | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química. Defesa: Curitiba, 2008 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: As areias de fundição representam um dos resíduos sólidos industriais com maior volume de produção. Somente no Brasil são gerados cerca de 2 milhões de toneladas por ano. A maior parte destes resíduos é disposta em aterros com custos para os geradores e impactos ambientais.O reaproveitamento do Resíduo Areia Verde Fundição (RAVF) como agregado em misturas asfálticas pode contribuir tanto para reduzir o volume de material descartado quanto para atender à grande demanda regional de agregados para pavimentação de ruas e estradas. Nesse estudo foi analisada a viabilidade técnica e ambiental do uso do resíduo areia verde de fundição em massas asfálticas do tipo Concreto Asfáltico Usinado a Quente - CAUQ, utilizando como ligante o CAP-20 (cimento asfáltico de petróleo). Foram realizadas análises de caracterização físico-química para amostras e matérias-primas do RAVF, como composição elementar por fluorescência de Raios-X, espectroscopia de infravermelho, difração de Raios-X e análise termogravimétrica. O estudo de classificação ambiental do RAVF foi baseado na norma da ABNT NBR 10.004/2004, bem como nos Procedimentos para Gerenciamento de Areia de Fundição da CETESB (DD 152/2007). Os ensaios ecotoxicológicos foram realizados com os microorganismos Daphnia magna e Vibrio fischeri seguindo as normas existentes no Brasil. Por meio do estudo da influência das matériasprimas: (areia lavada, bentonitas, pó de carvão e água) nos parâmetros ambientais do RAVF concluiu-se que o uso contínuo da água de abastecimento está enriquecendo a AVF com os sais dissolvidos que influenciam os parâmetros ambientais do RAVF, notadamente o sódio e o sulfato no extrato solubilizado. Descobriu-se que, por meio de apenas um experimento de análise térmica, realizado no RAVF ou AVF, da temperatura ambiente até 800 °C, em fluxo de ar, é possível determinar os teores de umidade, pó de carvão e bentonitas com base nas perdasde massa na secagem da amostra, na queima do carvão e na desidroxilação das bentonitas, respectivamente. O estudo dos parâmetros ambientais revelou que a concentração das espécies solubilizadas reduz significativamente quando se compara o RAVF coma massa asfáltica contendo o RAVF devido ao efeito do encapsulamento causado pelo CAP. Os estudos de desempenho das misturas asfálticas contendo RAVF, realizados no laboratório e no trecho experimental, revelaram que estas apresentaram propriedades adequadas para a camada de revestimento asfáltico. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Foundry sands represents one of the industrial residues with the greatest production volume. Brazil alone generates some 2 million tons a year. Most of these residues is disposed off in landfills with costs for the generators and environmental impacts. The reclaiming of Green foundry sand as aggregate in asphalt mixes can contribute to reduce the volume of discarded material as well as to help meet the great local demand for paving aggregates. In the present work it was analysed the technical and environmental feasibility of the use of green foundry sand residue in hot mix asphalt using the binder CAP-20. Physico-chemical analyses of characterization were performed in samples and raw materials of the green foundry sand, suchas elemental composition with X-ray fluorescence, infrared spectroscopy, X-ray diffractionand thermogravimetric analysis. The environmental classification of the green foundry sand was performed according to the standards ABNT NBR 10.004/2004, and CETESB DD152/207 (procedures to manage foundry sand). The ecotoxicological tests were performed with the microorganisms Daphnia magnae Vibrio fischeri according to brazilian standards. From the study of the influence of the raw materials (washed sand, bentonites, coal powderand water) in the environmental parameters of the green foundry sand it was concluded that the salts, dissolved in the water works water, are salinizing the foundry sand causing the high sodium and sulfate contents observed in the residue's solubilization tests. It was found that by means of only one thermogravimetric analysis, performed in the green foundry sand, from room temperature to 800 °C, in air flux, it is possible to determine the contents of humidity, coal powder and bentonites based on the mass losses of sample drying, coal burning and bentonites dehydroxilation, respectively. The study of the environmental parameters revealed that the concentrations of the solubilized species are significantly reduced when one compares the green foundry sand with the asphalt mix made with green foundry sand due to the encapsulation efect of the binder. The performance studies made on the mixes containing the green foundry sand, both in lab and in an experimentala paved test segment, revealed that these are suited to be used in the asphaltic cover layer. | - |
| Formato: dc.format | xxi, 131f. : il. [algumas color.], grafs., tabs ; 30cm. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Asfaltos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residuos industriais - Aspectos ambientais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
| Título: dc.title | Reaproveitamento do resíduo de areia verde de fundição como agregado em misturas asfálticas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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