
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Brito, Gláucia da Silva, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferraro, Norimar | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:55:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:55:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/16257 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/16257 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Glaucia da Silva Brito | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2008 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR - Universidade Federal do Paraná,visa a compreensão da influência do uso das ferramentas de desenho digitais na construção do conhecimento do aluno, na disciplina de projeto dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. A pesquisa foi realizada em uma universidade da cidade de Curitiba, estado do Paraná, através de prática de docência, questionários e entrevistas semi-estruturadas, em turmas de terceiro e quarto ano do curso. Na prática da docência se constatou que os alunos deixam de desenvolver determinadas idéias ou partidos, por razões ligadas ao uso das ferramentas de desenho digitais. Desta forma, este trabalho tem por objetivo entender em que situações o aluno enfrenta dificuldades no uso dessas ferramentas e as causas para sua ação Estas causas estão relacionadas a razões instrumentais, cognitivas, formativas e sócio-afetivas. Através de uma metodologia de estudo de caso, constituída de fases distintas de investigação exploratória, quantitativa e qualitativa, esta pesquisa fornece uma visão mais clara da forma como o aluno percebe e utiliza as ferramentas de desenhos digitais em seus trabalhos no ateliê de arquitetura. Assim como o desenho a mão, as ferramentas de desenho digitais agem como mediações no processo de projeto, e são uma forma de reflexão e comunicação com outros e consigo mesmo. Os resultados obtidos demonstram que o aluno atribui dificuldades principalmente a razões instrumentais, ligadas aos programas propriamente ditos, que não permitem um uso intuitivo, na questão da elaboração e desenvolvimentos das formas. A partir dos conceitos que relacionam intuição e criatividade, conclui-se que as ferramentas de desenho digitais têm grande influência no processo criativo que envolve os trabalhos no ateliê de arquitetura. No aspecto teórico, a pesquisa relaciona os conceitos de reflexãona-ação e ensino prático-reflexivo com as questões de criatividade no ateliê de projetos. Contextualiza a evolução das ferramentas de desenho digitais na cibercultura, como resultado de uma evolução técnica e social da sociedade da informação. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Developed in the Post-Graduation Program in Education of the UFPR - Federal University of the Paraná, the present work aims the understanding of the influence of use of digital design tools in the knowledge construction of architecture students, in architectural design education. The research was carried out in a university placed in Curitiba, capital of the state of the Paraná, Brazil. Through teaching practice, questionnaires and semi-structured interviews, this work researched groups of third- and fourth-class year of architectural design. In the teaching instruction period, it was evidenced that architecture students refuse some concept ideas, for reasons related to the use of digital design tools. In this way, this work pretends to understand in which situations the student faces difficulties in the use of these tools and the possible causes for this behaviour. According to the results, these causes are related to the tools themselves, cognitive, formation and social behaviour reasons. Through a study of case methodology, this research consisted of distinct phases: exploratory, quantitative and qualitative investigation. This study supplies a clearer vision of how architecture students perceives and uses the digital design tools in the architecture studio. As well as freehand sketches, the digital design tools act as mediations in the project process, and they are a way of selfreflection and communication with others. The results also demonstrated that the architecture students attribute their difficulties mainly to the digital tools themselves, that would not allow them an intuitive process of development of architectural forms. Based on intuition and creativity concepts, this work concludes that digital design tools have great influence in the creative process in the architecture studio. In the theoretical aspect, this research relates concepts as reflection-in-action and practical-reflexive learning to creativity in architecture design process. It contextualizes the evolution of the digital design tools in the cyberculture, as a result of a social and technical evolution and of the society of the information. | - |
| Formato: dc.format | xi, 127 f. : il. color., grafs ; 30 cm. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho por computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura - Projeto auxiliado por computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | As ferramentas de desenho digitais na construção do conhecimento do aluno na disciplina de projeto dos cursos de arquitetura e urbanismo : um estudo de caso | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: