
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Direne, Alexandre Ibrahim | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
| Autor(es): dc.creator | Hartmann, Celso Mauricio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:41:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:41:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/1623 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/1623 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Alexandre Ibrahim Direne | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 2005 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta conceitos teóricos, linguagem e ferramentas de autoria destinada a apoiar o ensino de Xadrez. Conceitos relacionados à perícia em Xadrez são discutidos e documentados sob a luz da literatura científica e da experiência de Mestres profissionais do referido jogo. Nesta pesquisa junto aos profissionais, um dos objetos principais de interesse no ensino avançado do Xadrez foi baseado na idéia de identificar a harmonia de peças em um tabuleiro. Isto levou à construção de um protótipo de software para a produção de Sistemas Tutores Inteligentes de ensino de Xadrez, chamado brKChess,que implementa uma ferramenta de autoria em dois níveis. A ferramenta utiliza como motor inteligente o algoritmo da Inteligência Artificial subsimbólica denominado rede de Kohonen. O texto ainda apresenta um exemplo de como utilizar o software implementado para auxiliar no desenvolvimento da capacidade de identificação de harmonia. Finalmente, direções futuras de pesquisa são apontadas como formas de auxiliar no desenvolvimento da tática de jogo de um aprendiz. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This work presents theoretical concepts, language and authoring tools aimed at the teaching of Chess. Expertise and related concepts are discussed and documented according to the scientific literature and to the experience of Chess Masters. In the present research effort, carried out with experts, a key topic for supporting teaching tasks is based on the idea of identifying part harmony in the game board. This led to the construction of a prototype software tool to produce Intelligent Tutoring Systems for teaching Chess, named brKChess, which implements a two-level authoring interface. The tool applies the Kohonen net algorithm as a means to achieve machine intelligence. The text still approaches an example of how to use the language and tools to help in developing the capacity of identifying part harmony. Finally, future research directions are presented in the form of improving the game tactics. | - |
| Formato: dc.format | XI, 72f. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistemas tutoriais inteligentes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Xadrez - Coleções de partidas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligencia artificial - Aplicações educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Computação | - |
| Título: dc.title | Linguagem e ferramenta de autoria para promover o desenvolvimento de perícias em xadrez | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: