Avaliação do efeito da exposição da luz natural no início da manhã sobre o ciclo vigília/sono, a sonolência diurna e o desempenho psicomotor de adolescentes

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Autor(es): dc.contributorLouzada, Fernando Mazzilli-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular-
Autor(es): dc.creatorSilva, Adeline Gisele Teixeira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:59:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:59:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/16193-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/16193-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Fernando Mazzilli Louzada-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Defesa: Curitiba, 2008-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e anexos-
Descrição: dc.descriptionO ciclo claro/escuro é o mais potente sincronizador circadiano para a espécie humana. Alterações nos estímulos fóticos são capazes de promover modificações na expressão dos ritmos biológicos. A exposição à luz natural no início da manhã pode promover um avanço de fase nos ritmos circadianos. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito da exposição à luz solar nas primeiras horas da manhã no início do ano letivo sobre o ciclo vigília/sono (CVS), a sonolência diurna e o desempenho psicomotor de adolescentes. O presente estudo foi realizado com estudantes do turno matutino de uma escola pública da cidade de Curitiba - PR. Para isso, foram formados dois grupos: o experimental, com 15 adolescentes que assistiram à primeira aula sob luminosidade de 981,6 lx, em média, medida com o sensor de luminosidade de punho, com duração de 50 minutos, ao ar livre durante a semana de intervenção, de segunda a sexta-feira, com o objetivo de aumentar a exposição à luz; e o controle, com 13 adolescentes que continuaram a assistir aula dentro da sala expostos a 109,5 lx, em média. Os adolescentes foram avaliados em três etapas: antes, imediatamente após e 12 semanas após a intervenção. Em cada etapa, os dados do CVS foram coletados através do diário de sono durante uma semana; a avaliação subjetiva da sonolência, feita através da Escala de sonolência de Karolinska (KSS) e a avaliação do desempenho psicomotor, através do Teste de Vigilância Psicomotora (PVT), foram realizadas de segunda a sexta-feira, às 8h e às 11h. Os resultados mostraram que a exposição à luz pela manhã não promoveu avanço de fase no CVS, não diminuiu a sonolência diurna e não melhorou o desempenho psicomotor dos adolescentes. O aumento da exposição luminosa no grupo experimental não foi suficiente para promover um ajuste aos horários escolares maior do que o observado no grupo controle, provavelmente devido ao fato de ambos os grupos terem sido expostos à luz natural antes do início das aulas. Este resultado sugere que o aumento da estimulação luminosa pela manhã nas condições climáticas do estudo não acelera o ajuste aos horários escolares e não seria uma alternativa para diminuir a privação de sono dos estudantes do turno matutino.-
Formato: dc.format99f. : grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectCitologia e biologia celular-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia molecular-
Título: dc.titleAvaliação do efeito da exposição da luz natural no início da manhã sobre o ciclo vigília/sono, a sonolência diurna e o desempenho psicomotor de adolescentes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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