Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Direne, Alexandre Ibrahim | - |
Autor(es): dc.contributor | Guedes, Andre Luiz Pires, 1966- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Bueno, Luís Carlos Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:12:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:12:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/16086 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/16086 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Alexandre Ibrahim Direne | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: André Luiz Pires Guedes | - |
Descrição: dc.description | Inclui apêndices | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 2008 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Novos conceitos e ferramentas de software para apoiar o aprendizado do raciocínio tático em jogos heurísticos são descritos, juntamente com sua aplicação ao ensino de Xadrez nas escolas. Poucos trabalhos foram encontrados na literatura científica sobre ferramentas de autoria e aprendizagem exploratória em ambientes colaborativos de aquisição de conhecimento. A autoria formal de fatores heurísticos do Xadrez é apresentada como um elemento chave de apoio à avaliação do desempenho e melhoria incremental de esquemas táticos. Este trabalho tem o propósito de descrever métodos matemáticos e estatísticos, como correlação de Kendall e computações de frequências para avaliar esquemas táticos. Uma ferramenta de software foi desenvolvida para aplicação e visualização dos métodos. A adequação do referido modelo é sugerida através da consolidada ideia de múltiplas representações externas dos dados heurísticos. Ao final são apresentadas as perspectivas de pesquisa futura. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: New concepts and software tools for supporting the acquisition of tactical skills in heuristicg ames are described, along with their application to the teaching of Chess in schools. Few past works have been found in the scientific literature about authoring tools and discovery learning in collaborative environments aimed at skill acquisition. The formal authoring of heuristic features of Chess is presented as a key element that underlie performance evaluation and the incremental improvement of tactical schemata. This work has the purposeto describe Mathematical and statistical methods, such as Kendall’s correlation and frequency computations for evaluating tactical schemata. A sofware tool was developed to apply and visualize the methods. The adequacy of the model is suggested through the reputable idea of multiple external representations of the heuristic data. Finally, future research perspectives are discussed. | - |
Formato: dc.format | viii, 76f. : il., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Xadrez - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligencia artificial - Aplicações educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aperfeiçoamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Computação | - |
Título: dc.title | Conceitos e ferramentas de apoio ao aperfeiçoamento do desempenho de heurísticas de jogos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: