Conceitos e ferramentas de apoio ao aperfeiçoamento do desempenho de heurísticas de jogos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDirene, Alexandre Ibrahim-
Autor(es): dc.contributorGuedes, Andre Luiz Pires, 1966--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática-
Autor(es): dc.creatorBueno, Luís Carlos Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:12:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:12:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/16086-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/16086-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Alexandre Ibrahim Direne-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: André Luiz Pires Guedes-
Descrição: dc.descriptionInclui apêndices-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 2008-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo: Novos conceitos e ferramentas de software para apoiar o aprendizado do raciocínio tático em jogos heurísticos são descritos, juntamente com sua aplicação ao ensino de Xadrez nas escolas. Poucos trabalhos foram encontrados na literatura científica sobre ferramentas de autoria e aprendizagem exploratória em ambientes colaborativos de aquisição de conhecimento. A autoria formal de fatores heurísticos do Xadrez é apresentada como um elemento chave de apoio à avaliação do desempenho e melhoria incremental de esquemas táticos. Este trabalho tem o propósito de descrever métodos matemáticos e estatísticos, como correlação de Kendall e computações de frequências para avaliar esquemas táticos. Uma ferramenta de software foi desenvolvida para aplicação e visualização dos métodos. A adequação do referido modelo é sugerida através da consolidada ideia de múltiplas representações externas dos dados heurísticos. Ao final são apresentadas as perspectivas de pesquisa futura.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: New concepts and software tools for supporting the acquisition of tactical skills in heuristicg ames are described, along with their application to the teaching of Chess in schools. Few past works have been found in the scientific literature about authoring tools and discovery learning in collaborative environments aimed at skill acquisition. The formal authoring of heuristic features of Chess is presented as a key element that underlie performance evaluation and the incremental improvement of tactical schemata. This work has the purposeto describe Mathematical and statistical methods, such as Kendall’s correlation and frequency computations for evaluating tactical schemata. A sofware tool was developed to apply and visualize the methods. The adequacy of the model is suggested through the reputable idea of multiple external representations of the heuristic data. Finally, future research perspectives are discussed.-
Formato: dc.formatviii, 76f. : il., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectXadrez - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectInteligencia artificial - Aplicações educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectAperfeiçoamento-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da Computação-
Título: dc.titleConceitos e ferramentas de apoio ao aperfeiçoamento do desempenho de heurísticas de jogos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.