Avaliação do ciclo sono/vigília, da sonolencia diurna e do desempenho psicomotor de adolescentes submetidos a um programa de educação sobre o sono

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Autor(es): dc.contributorLouzada, Fernando Mazzilli, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular-
Autor(es): dc.creatorBeijamini, Felipe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:35:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:35:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/15873-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/15873-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Fernando Mazzilli Louzada-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Defesa: Curitiba, 2008-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e anexos-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentraçao: Fisiologia-
Descrição: dc.descriptionO atraso de fase de sono dos adolescentes tem sido bem documentado e é relacionado a fatores ambientais e também ao amadurecimento puberal. Conseqüentemente, observa-se uma privação parcial de sono, principalmente nos dias letivos, e um aumento da sonolência diurna, com repercussões no desempenho acadêmico. Alguns estudos têm apresentado um efeito positivo da aplicação de programas de educação sobre o sono. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de um programa de educação sobre o sono sobre o ciclo vigília/sono e desempenho psicomotor de adolescentes. Participaram deste estudo 21 adolescentes, com idade entre 13 e 14 anos, de uma escola pública de Curitiba-PR. Estes adolescentes foram separados em dois grupos: Experimental (10) o qual foi submetido ao programa de educação sobre o sono, e controle (11) que não foi submetido ao programa. Variáveis associadas ao ciclo vigília/sono foram avaliadas antes e após o programa, que teve a duração de uma semana. Os dados do ciclo vigília/sono, início, término, duração e eficiência foram obtidos através da actimetria. O desempenho psicomotor foi avaliado através do teste de vigilância psicomotora (PVT). A sonolência subjetiva foi avaliada através da Escala de Sonolência de Karolinska. As médias das variáveis obtidas foram comparadas, antes e depois da intervenção, através da análise de variância de duas vias, tendo como fatores o grupo (controle ou experimental) e tratamento (antes e após a intervenção). Os resultados não mostraram nenhum efeito do programa de educação sobre o sono e sugerem que intervenções de curta duração como a desenvolvida no estudo não têm efeito sobre os padrões de sono e a sonolência diurna de adolescentes. Intervenções mais duradouras devem ser avaliadas para verificar a validade desse tipo de programa como medida preventiva da sonolência excessiva diurna em adolescentes.-
Descrição: dc.descriptionAdolescent sleep delay has been well-documented and is related to greater social pressures as well as to ontogenetic trends. As a consequence, a partial sleep deprivation is observed and morning school routine can promote excessive daytime sleepiness during schooldays and a poorly academic performance. Some studies have pointed out the positive effect of sleep educational programs. This study aimed to evaluate the effect of an Educational Sleep Program (ESP) on adolescent sleep/wake cycle, subjective sleepiness and psychomotor vigilance performance. 21 adolescents (13-14y) of a public school in Curitiba – Brazil participated in the study. Two groups were formed: Experimental (n=10), submitted to the EPS, and Control (n=11), not submitted to the EPS. Sleep/wake cycle data, onset, offset, sleep duration and sleep efficiency were recorded with actimeters; subjective sleepiness were obtained by means Karolinska Sleepiness Scale and psychomotor performance were performed by means Psychomotor Vigilance Task (PVT), before and after the ESP. The ESP consisted in activities related to the importance of sleep and sleep hygiene. It lasted four hours. Data of sleep patterns, psychomotor performance subjective sleepiness were compared by means two-way ANOVA for dependent samples - treatment (before or after intervention) and group (Control and Experimental) were considered factors. Results did not show any EPS effect on adolescents sleep/wake pattern, subjective sleepiness and psychomotor performance. Further studies with longer ESPs should be carried out to evaluate the validity of such programs as a countermeasure to prevent excessive daytime sleepiness among adolescents.-
Formato: dc.format98f. : grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectSono-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectCitologia e biologia celular-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia molecular-
Palavras-chave: dc.subjectSono - Aspectos fisiológicos-
Título: dc.titleAvaliação do ciclo sono/vigília, da sonolencia diurna e do desempenho psicomotor de adolescentes submetidos a um programa de educação sobre o sono-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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