Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Clovis Luiz Machado da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Autor(es): dc.creator | Guarido Filho, Edson Ronaldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:12:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:12:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/15860 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/15860 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Clóvis L.Machado-da-Silva | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao. Defesa: Curitiba, 2008 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
Descrição: dc.description | Área de concentraçao: Estratégia e organizaçoes | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O estudo parte da premissa de que a construção do conhecimento científico é um processo social caracterizado pela dinâmica recursiva entre as dimensões social e intelectual, no qual diferentes mecanismos relacionais, cognitivos e políticos/intelectuais estão envolvidos. Sob esse quadro de referência, competição e cooperação apresentam-se como dualidade nesse processo. Em face dessas assertivas, procurou-se no presente estudo investigar como se caracterizou a construção do conhecimento científico da perspectiva institucional nos estudos organizacionais no Brasil, no período de 1993 a 2007, tendo em vista as transformações ocorridas em sua composição e organização social, bem como em seu conteúdo substantivo. Adotou-se como quadro teórico para a análise do processo a teoria institucional com lógica estruturacionista. O delineamento do estudo foi descritivo-explicativo com amplitude de análise longitudinal. Para tanto, utilizou-se como método de pesquisa a análise de redes sociais e cientométrica, considerando citações e co-citações, por meio das quais foram estudados os relacionamentos de cooperação entre pesquisadores e a estrutura intelectual da perspectiva institucional. Os resultados apontaram que a perspectiva institucional nos estudos organizacionais no Brasil, no âmbito da colaboração na produção científica, configura uma rede fragmentada em torno de dois agrupamentos principais que concentram a maior parte dos trabalhos e pesquisadores. Esses agrupamentos expressam formas de organização de grupos de pesquisa, com graus de centralização distintos e implicações sobre a construção do conhecimento. Ademais, apresentaram estruturas cognitivas diferenciadas, delimitando preferências intelectuais. Tais características tomadas conjuntamente revelaram que laços sociais entre pesquisadores no campo da perspectiva institucional são também representativos de afinidade intelectual, evidenciando a participação de mecanismos atrelados à difusão de idéias e formação de um quadro interpretativo compartilhado, aspectos também associados à imersão social no âmbito dos agrupamentos de pesquisadores. Os resultados mostraram, ainda, que a estrutura cognitiva da perspectiva institucional se tornou mais diversificada e organizada em torno de agrupamentos sociais. Decorrente desse aspecto, divergências intelectuais ganham saliência no debate do campo, o que pode ser resultado de maior nível de sedimentação intelectual da perspectiva, evidenciando ainda certa autonomia e criatividade apresentada pelos pesquisadores no contexto da produção nacional. Tal aspecto foi também percebido pela presença marcante de pesquisadores nacionais, embora limitados em número, nos quadros de fundamentação do campo. Diante desses resultados, concluiu-se que o crescimento da cooperação no campo mostrou-se fortemente ligado à atuação de pesquisadores continuantes e mecanismos de estratificação na produção científica, com desdobramentos sobre a difusão do conhecimento científico. Por outro lado, evidenciou a inclusão da dinâmica entre cooperação e competição na construção do conhecimento científico. De modo mais abrangente, pode-se concluir que o processo investigado ao longo deste trabalho representou a sedimentação da teoria institucional em termos de seu conteúdo programático, a qual se tornou menos homogênea e mais articulada no que concerne às características de sua estrutura intelectual. Por fim, a vinculação ao contexto internacional caracterizou-se muito mais como relação de consumo de idéias do que de subordinação intelectual. Todos esses elementos contribuíram para a configuração corrente da perspectiva institucional que, em última instância, é resultado da dinâmica de estruturação que envolve a dimensão social e intelectual, bem como sua influência recíproca | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study investigated how it was characterized the construction of scientific knowledge of the institutional theory in organization studies in Brazil, from 1993 to 2007. It focuses in transformations in its substantive content as well as the social organization of scientists. It assumes that the construction of scientific knowledge is a social process comprehended by a recursive dynamics between the social and intellectual dimensions. In this process, different social mechanisms are involved such as relational, cognitive, and political/intellectual. Moreover, competition and cooperation are treated as duality. Structurationist-based institutional theory was adopted as analytical ground for conducting the research. The study has a descriptive-explanatory design with a longitudinal perspective. It relies on social network (co-authorship data) and scientometric (citation and co-citation data) analysis as research methods. Two analytic dimensions were considered: the cooperation relationships among scientists and the intellectual structure associated to the institutional theory. The findings point out a fragmented network surrounding two major clusters of scientific collaboration which concentrate the most part of the scientific production and researchers in the field of the institutional theory in organization studies in Brazil. These clusters denote research groups distinctively organized, mainly in concern of their degree of centralization, which has implications in the process of knowledge construction. Furthermore, they show different cognitive structures, which could be seen as underlying intellectual preferences. Considered altogether, these aspects implied that social ties among scientists in the field of institutional theory are also representative of intellectual affinity, which means that there are social mechanisms participating in the process of diffusion of ideas and formation of shared understandings, both aspects regarded to social embeddedness of researchers in the clusters they belong. The findings also reveal that the institutional theory cognitive structure has became more diversified and associated to different social clusters. Consequently, intellectual divergences appear to gain salience in the field, nevertheless, such aspect results from greater intellectual consolidation reached along the period under study, with certain autonomy and creativity presented by local researchers. This aspect was also verified by the notable presence of national scientists, in spite of their limited number, among the most cited in the field. These results make feasible to conclude that the increasing of cooperation in the field was associated both to the role performed by scientists named as continuants, and to stratification mechanisms in scientific production (and its consequences under the diffusion of scientific knowledge). On the other hand, the results illustrate the dynamics between competition and cooperation in the field along the construction of scientific knowledge. More broadly, the study concludes that the investigated processes represent the consolidation of the institutional theory concerning its programmatic content which, in terms of its intellectual structure, has become less homogeneous and more articulated. At last, the connection to the international context was characterized more as a consumption relation as intellectual subordination. All those aspects contributed to the current configuration of institutional theory in organization studies in Brazil, after all, resulted from a structuration dynamics involving social and intellectual dimensions, as well as its reciprocal influence. | - |
Formato: dc.format | 301f. : il., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organização e administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
Título: dc.title | A construçao da teoria institucional nos estudos organizacionais no Brasil : o período 1993 - 2007 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: