Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Direne, Alexandre Ibrahim | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Krynski, Eleandro Maschio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:34:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:34:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/14369 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/14369 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Alexandre Ibrahim Direne | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 2007 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: f. 75-82 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho aborda linguagens e ferramentas que ajudem na cobertura da aquisição de conhecimento na transição entre o aprendizado de princípios e o desenvolvimento de perícias de programação de computadores. Para isto, proprõe uma abordagem metacognitiva suportada por múltiplas representaçãoes externas, substanciada na arquitetura de um ambiente interativo de aprendizagem correlato. Esta pesquisa foi, em parte, validada através da implementação de um protótipo que possibilita a construção de algoritmos em notação de fluxograma e a geração automática do código equivalente em linguagem de alto nível, evidenciando aspectos de correspondência e sincronização entre estas representaçãoes. Apresenta-se, ao final, o prospecto de alguns trabalhos futuros que podem se embasar no estado atual de desenvolvimento desta dissertação. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation reports on languages and tools to support the learning process that covers the phase between the acquisition of programming principles and skills. A metacognitive approach is proposed here to accomplish a solution based on the concepts of multiple external representations and interactive learning environments (ILE). The present research is partially validated through the implementation of a prototype ILE that enables an algorithm construction in flowchart notation, as well as the automatic generation of its equivalent code in a hight-level language, also enhancing correspondence and synchronization aspects between both representations. Lastly, future work is presented as a logical consequence of the current achievements. | - |
Formato: dc.format | x, 94 f. : il. ; 30 cm. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação (Computadores) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura de computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da computação | - |
Título: dc.title | Uma abordagem metacognitiva através de multiplas representações externas para o ensino de programação de computadores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: