Uma abordagem metacognitiva através de multiplas representações externas para o ensino de programação de computadores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDirene, Alexandre Ibrahim-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática-
Autor(es): dc.creatorKrynski, Eleandro Maschio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:34:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:34:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/14369-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/14369-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Alexandre Ibrahim Direne-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 2007-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: f. 75-82-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho aborda linguagens e ferramentas que ajudem na cobertura da aquisição de conhecimento na transição entre o aprendizado de princípios e o desenvolvimento de perícias de programação de computadores. Para isto, proprõe uma abordagem metacognitiva suportada por múltiplas representaçãoes externas, substanciada na arquitetura de um ambiente interativo de aprendizagem correlato. Esta pesquisa foi, em parte, validada através da implementação de um protótipo que possibilita a construção de algoritmos em notação de fluxograma e a geração automática do código equivalente em linguagem de alto nível, evidenciando aspectos de correspondência e sincronização entre estas representaçãoes. Apresenta-se, ao final, o prospecto de alguns trabalhos futuros que podem se embasar no estado atual de desenvolvimento desta dissertação.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation reports on languages and tools to support the learning process that covers the phase between the acquisition of programming principles and skills. A metacognitive approach is proposed here to accomplish a solution based on the concepts of multiple external representations and interactive learning environments (ILE). The present research is partially validated through the implementation of a prototype ILE that enables an algorithm construction in flowchart notation, as well as the automatic generation of its equivalent code in a hight-level language, also enhancing correspondence and synchronization aspects between both representations. Lastly, future work is presented as a logical consequence of the current achievements.-
Formato: dc.formatx, 94 f. : il. ; 30 cm.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação (Computadores)-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura de computador-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da computação-
Título: dc.titleUma abordagem metacognitiva através de multiplas representações externas para o ensino de programação de computadores-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.