Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | César, Maria Rita de Assis, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Sônia Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:53:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:53:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/14033 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/14033 | - |
Descrição: dc.description | Anexos | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Maria Rita de Assis César | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 13/12/2007 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e notas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Essa dissertação tem como objeto de investigação o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Dentre os objetivos desta pesquisa estão especialmente as relações estabelecidas entre os professores das escolas e o PPP. Procurou-se investigar cada etapa da elaboração do documento, para que encontrasse os sentidos que os diversos atores dão ao processo de elaboração. O universo da pesquisa foi delimitado a partir da proximidade com a capital do estado. Buscou-se também uma diversidade de municípios, que tentasse reproduzir as características culturais e econômicas do estado do Paraná, e, que pudessem ser representativos da diversidade educacional desta região do Estado do Paraná, ou seja, escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul - NREAM-Sul, pertencentes à Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED, dessa forma, buscou-se entender a diversidade dentro dos limites de diretrizes únicas, isto é, o mesmo estado e o mesmo núcleo regional. A pesquisa foi realizada por meio de questionários dirigidos aos professores, diretores e equipe pedagógica das escolas. Também foram feitas entrevistas com os funcionários do NRE-AM-Sul e da SEED. Essa pesquisa tomou o PPP como um dispositivo disciplinar e do biopoder, ou ainda como uma ferramenta para a disciplinarização das práticas e dos saberes que circulam no universo escolar, baseada nas análises e teorizações do filósofo Michel Foucault sobre as instituições. Essa dissertação demonstra como o PPP apareceu na LDB 9394/96, e como se deu a aprovação dessa lei a partir da Constituição de 1988. Também os tramites da implantação do PPP no Paraná e nos colégios pesquisados. Para tanto trabalhou-se com os conceitos de disciplina e o biopoder de Foucault. A arquitetura, o exame, o currículo, e conseqüentemente o PPP foram tomados como dispositivos disciplinares e biopolíticos. | - |
Formato: dc.format | 161 f. : il., gráfs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto político-pedagógico - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Disciplina e controle : o Projeto Político-Pedagógico em cinco tempos e espaços | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: