Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Horn, Geraldo Balduíno | - |
Autor(es): dc.contributor | Diez, Carmen Lúcia Fornari | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Bardini, Carmela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:20:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:20:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/13872 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/13872 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Geraldo Balduino Horn | - |
Descrição: dc.description | Co-orientadora : Profª Carmen Lucia Fornari Diez | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/06/2007 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo se propõe a identificar as condições institucionais de construção de saberes no âmbito da Iniciação Científica, as configurações do campo da pesquisa no Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, assim como situar as tendências temáticas dos projetos de pesquisa relacionados ao corpo docente e discente do curso. Para tanto, foi realizada uma análise documental diante dos resumos publicados por estudantes do Departamento de Educação Física da UFPR nos Anais dos Eventos de Iniciação Científica da mesma Universidade (o EVINCI). A investigação, que se apóia nos conceitos da arque-genealogia de Michel Foucault, se desenvolveu a partir dos resumos publicados nos Anais de 1993 a 2006, de resoluções normativas ? referentes à política institucional de pesquisa na UFPR e CNPq ? e, de informações retiradas das páginas eletrônicas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR e CNPq. Embora os projetos financiados tenham sido majoritariamente ligados à produção de pesquisas do Laboratório CECOM (Centro de Estudos do Comportamento Motor), a Educação Física adquire contornos plurais no evento. A partir da leitura dos resumos foi possível identificar quais temáticas entram em pauta nos projetos de pesquisa e quais estratégias metodológicas sustentam os resultados expressos nos trabalhos financiados. As produções de pesquisa institucionais desenvolvidas no DEF podem ser vistas através de uma rede de saberes gerada e controlada por resoluções e formulários eletrônicos criados pelo CNPq. | - |
Formato: dc.format | 127 f. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal do Parana - Textos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação fisica - Pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção científica - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao | - |
Título: dc.title | Projetando visibilidade às politicas de verdade : uma análise da produção científica sobre a Educação Física na UFPR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: