Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Faria, José Henrique de, 1950- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Autor(es): dc.creator | Pegino, Paulo Marcelo Ferraresi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:06:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:06:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/13754 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/13754 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : José Henrique de Faria | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 2006 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e notas | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Estratégia e Organizações | - |
Descrição: dc.description | rESUMO: O objetivo desse trabalho foi de analisar e discutir o tratamento teórico-metodológico dispensado ao conceito de cultura no âmbito da pesquisa em Administração, e conforme as abordagens evidenciadas na investigação da população, composta por duzentos e cinqüenta e quatro (254) artigos coletados nos periódicos RAE, RAUSP, RAP, RAC, O&S, READ e RAE - eletrônica e nos eventos nacionais ENANPAD, ENEO, 3Es e EMA, em um período compreendido entre 1985 e 2005. A tensão dialética constante entre a compreensão/interpretação do material e a 'explicação' dos textos marcaram a tarefa hermenêutica do distanciamento que possibilitou a significação do objeto e a expressão, em termos metodológicos, de resultados válidos. Como estratégia de pesquisa, utilizou-se de orientações gerais da análise de conteúdo - mais no sentido 'ferramental' que epistemológico - na organização do material e na construção de indicadores para coleta de dados. Os resultados permitem concluir que a orientação positivista é ainda predominante e que o conceito de cultura, quando tornase objeto das pesquisas em administração, é tratado sob diferentes enfoques teóricos e abordagens metodológicas, nem sempre adequadamente articuladas entre si. Se a cultura pretende-se mediadora de um universo significante entre organização e sujeito, seu tratamento ainda é realizado de forma conservadora e não crítica. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The purpose of this work was to analyze and to argue about the methodological and theoretical approaches of the different ways about the concept of culture, in the scope of research in Administration, in agreement with the evidenced in the inquiry of the population, composed for two hundred and fifty-four (254) articles collected in the RAE, RAUSP, RAP, RAC, O&S, READ e 'RAE - eletrônica' periodic and ENANPAD, ENEO, 3Es and EMA national events, in a period understood between 1985 and 2005. The constant dialectic 'tension' between the understanding/interpretation of the data and 'explanation' of the texts had clear the hermeneutic task that made possible the expression of valid results. As research strategy, it was used the content analysis method to organization of the material, the construction of pointers for collection of data as well as to identify and categorize contents. The results allow concluding that the positivist orientation is still predominant and that the culture concept, when object of the research in administration is treated under different theoretical approaches and methodological frameworks, nor always adequately articulated between itself. | - |
Formato: dc.format | viii, 135f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração - Artigo - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração - Pesquisa - Brasil | - |
Título: dc.title | A noção de cultura em Administração no Brasil : análise da Produção Acadêmica Brasileira entre 1985 e 2005 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: