
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Rosangela Gonçalves de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:48:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:48:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/13664 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/13664 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Rosa Maria Cardoso Dalla Costa | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Essa investigação, a partir do estudo de caso, discorre sobre como jovens e adultos analfabetos lêem e interpretam os textos televisivos, definindo a televisão como um portador de textos de acesso amplo e irrestrito para os sujeitos em questão. A investigação vai privilegiar o campo da cultura, não desconsiderando a construção política e econômica pois são constituintes e indissociáveis da condição de não alfabetização de muitos brasileiros. Para dialogar, estão os autores da Sociologia, da Educação, da História, e das Práticas de Leitura e Escrita e da Comunicação. Situam-se as condições históricas de construção e manutenção do analfabetismo no Brasil e das condições em que o país incorpora a mídia televisiva em seu cotidiano. Compreende o tema gerador como organizador metodológico para o ensinoaprendizado, e o texto televisivo como gatilho disparador para uma apropriação crítica do universo letrado mundializado. Os sujeitos investigados pertencentes a uma turma de alfabetização, socialmente localizados, residentes em Curitiba, participaram da pesquisa em situação de ensino-aprendizagem com produção textual oral, leitura e interpretação dos dois programas mais assistidos pelo grupo: "Jornal Nacional" e Telenovela da Rede Globo. Com o objetivo de investigar as possibilidades e os limites do trabalho de alfabetização, usando o texto televisivo, estruturou-se a pesquisa em campo com os seguintes encaminhamentos metodológicos: 1.conhecimentos prévios de uma notícia e de uma telenovela; 2. leitura e interpretação dos programas, telejornal e telenovela, em seu texto editorial completo; 3. leitura e interpretação das partes dos dois programas e dos seus respectivos componentes formadores; 4. escrita a partir dos temas gerados pelas leituras e pelos textos orais. A observação confirma a possibilidade de trabalho com o texto televisivo e, principalmente, do trabalho representativo da oralidade para apropriação da leitura e escrita. A pesquisa aponta para algumas possibilidades de conclusão. A mais saliente é a possibilidade do uso de programas televisivos assistidos pelos sujeitos alfabetizandos em seu cotidiano com textos que acessam os saberes significativos (Textos que têm sentido imediato para os alfabetizandos. São, preferencialmente, trazidos por eles e ampliados criticamente no processo de alfabetização.) e, usando o termo de Jesús Martín-Barbeiro, "mundializados", identificados com uma perspectiva freireana de educação. Outra constatação diz respeito à teoria de massificação (de THEODOR ADORNO, MAX HORKHEIMER) na qual o analfabeto poderia ser mais suscetível e dominado pelos meios televisivos. Essa condição de analfabetismo não significa que ele acredite em tudo que ouve e vê, ou seja, a televisão, segundo eles, não possui uma significação de verdade incontestável e/ou absoluta. Pois quando o alfabetizando não entende uma imagem ou um texto escrito, que aparece na televisão, ele se coloca em condição de dúvida e procura discutir estas informações com outros sujeitos. | - |
| Formato: dc.format | 174 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização de adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Televisão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Uso pedagógico do texto televisivo na alfabetização de jovens e adultos : elementos para uma metodologia mundializada | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: