Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Camargo, Georgina Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:21:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:21:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/13433 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/13433 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de Freitas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo desta pesquisa foi conhecer alguns aspectos psicossocias ligados ao fato dos moradores de duas vilas de nível sócio econômico baixo em Curitiba viverem em tais condições. Identificaram-se também dificuldades e algumas alternativas encontradas por eles no dia a dia. A coleta de dados foi feita por meio de questionário, com um roteiro semi-estruturado junto a 30 moradores homens e mulheres, que viviam em três locais das vilas (próximo ao lixão, ao rio e às vias expressas). Após as análises com categorias a posteriori, identificou-se entre outros aspectos, que a maioria das pessoas se encontrava no trabalho informal, e mais da metade não completou o primeiro grau, alem de haver a falta de infra-estrutura e segurança na vila, assim como falta de higiene devido aos depósitos de lixões. Evidenciou-se o estabelecimento de vínculos afetivos e emocionais no local, assim como o desejo de uma melhor condição de vida, não só no que se refere ás questões como moradias e bens materiais, mas às possibilidades de trabalho e melhoria nas oportunidades de estudo e ocupação para os jovens. Pode-se dizer que são possíveis incentivos às pessoas, a fim de que estas, por si mesmas, entrem por transformações que lhes permitam acesso aos bens materiais, culturais e sociais existentes na sociedade da qual fazem parte. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The objective of this research was to know some of the psychosocial aspects related to the fact that the inhabitants of two villages of low economic level in Curitiba to live in such conditions. Have been identified some difficulties and also some alternatives found by themselves during the day. The collection of data was made through questionnaires, with a half-structuralized script that have been filled by 30 living men and women, who lived in three places of the villages (next to the deposit of garbage, the river and the avenues). After the analyses with posteriori categories, was identified, among others aspects, that the majority of the people could be found in the informal work, and more than the half did not complete the first grade, besides the lack of infrastructure and security in the village, as well as the lack of hygiene due to the deposits of garbage. The establishment of affective and emotional bonds in the place was proven, as well as the desire of a better condition of life, not only about housing or material property, but also to the chances of work and to study, and occupation for the young people. It can be said that is possible to incentive these people, so that these, for themselves, can be transformed to achieve access to the material, cultural and social property that exists in the society of which they are part. | - |
Formato: dc.format | 109 f. : il. algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia comunitaria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curitiba (PR) - Condições sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Condições de vida e rede de relações dos moradores de um bairro de periferia de Curitiba : alguns aspectos psicossociais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: