
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Maria Cecilia Marins de, 1943- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Ristow, Aline Maria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:29:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:29:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/13312 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/13312 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Maria Cecília Marins de Oliveira | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a formação médica, sob a perspectiva humanística, do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná. O método comparativo foi empregado na análise dos currículos de três Cursos de Medicina, das Universidades, Federal do Paraná, de São Paulo de Ribeirão Preto e da Federal de Santa Catarina, visando detectar nas disciplinas subsídios que possibilitassem identificá-las com a formação humanística. O processo de análise comparativa sustentou-se em fontes primárias documentais e na revisão de literatura. As transformações sociais, científicas e tecnológicas, dos últimos anos do século XX, foram levadas em consideração, procurando relacioná-las às modificações do pensamento humano e suas repercussões na sociedade. Filosoficamente, fundamentou-se em conceitos de educação humanística e nas concepções habermasianas sobre a Modernidade, a ótica do mundo sistêmico, inscrevendo-se neste contexto a razão instrumental e a razão comunicativa. Os objetivos pretenderam verificar as modificações do pensamento humano, relacionando-o à formação médica e à sociedade de forma geral, bem como refletir sobre a humanística na formação médica atual, como facilitadora das relações humanas mediadas pela comunicação. Ainda, buscar pela análise documental aspectos formais que expressassem a presença de conteúdos humanísticos, na formação médica, do Curso de Medicina, da Universidade Federal do Paraná. A conclusão deste estudo apontou a necessidade de reflexão sobre a inclusão formal de conteúdos relacionados à formação humanística na Graduação de Medicina da Universidade Federal do Paraná. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research has the medical formation as its study object, according to the humanistic view, that's causing the changes in the health and medical education concepts. A comparative method was used to analyze the resumes/curriculums of three Medicine Courses, Parana's Federal University, São Paulos's Ribeirão Preto's University and Santa Catarina's Federal University, intending to detect subsidies at their subjects that may able to identify them as the humanistic formation. The comparative analysis process was based on a primary sources documents and a literature revision. The social, scientific and technological transformations, of the last years of the XX century, were taken in to consideration, trying to relate them to the human thoughts alterations and its repercussions in the society. Philosophically, was based on humanistic education concepts and the habermasians conceptions on Modernity, the view of the systemic world, inserting at this context the instrumental and communicative reasons. The objectives intended to verify the human thought modifications, relating them to the medical formation and to the society in a general form, as well as reflect to the humanistic at the current medical formation as a connection of the human relations mediated by communication. And on top of everything, search formal aspects that expresses the humanistic contents presents at the medical formation on the Medicine Course of Parana's Federal University by the documentary analysis. The conclusion of this study pointed to the need of reflection on the formal inclusion of content related to humanistic training on the Graduation of Medicine, of the Federal University of Paraná. | - |
| Formato: dc.format | 180 f. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Médicos - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Médicos - Humanismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A formação humanística do médico na sociedade do século XXI : uma análise curricular | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: