Uma criança autista e sua trajetória na inclusão escolar por meio da psicomotricidade relacional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Laura Ceretta-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCornelsen, Sandra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:12:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:12:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/12345-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/12345-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Laura Ceretta Moreira-
Descrição: dc.descriptionInclui apêndice-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e anexos-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta dissertação analisa a possibilidade de reconstrução de atitudes da comunidade escolar, tornando-a uma escola inclusiva, na qual cada criança atua com sua possibilidade de interação, estimulada por um grupo inclusivo, disponível para a cooperação e a solidariedade. Neste texto é analisada especificamente a forma como a Psicomotricidade Relacional cria um elo de comunicação com o aluno autista e promove a sua interação com o outro e com os objetos, facilitando sua inclusão no ensino regular. Este estudo traz em sua essência uma discussão teórica sobre a concepção de uma escola inclusiva a partir da Psic omotricidade Relacional, com ênfase na inclusão de alunos autistas. A pesquisa de campo relata um estudo de caso de uma criança autista e sua trajetória na inclusão escolar por meio da Psicomotricidade Relacional. O resultado principal desta investigação e videnciou que é possível a inclusão da criança autista no ensino regular, desde que se estabeleça uma forma de comunicação com ela; no caso em questão, isso ocorreu por meio da Psicomotricidade Relacional, que levou a criança autista à interação na escola com o mundo das pessoas, coisas e fatos que a cercam. Acredita -se em um maior desenvolvimento dessas crianças quando possibilitada a sua interação com um meio onde prevaleçam as diferenças, pois a convivência com a diversidade permite ampliar as oportunida des de trocas sociais, concretizando o processo de inclusão escolar e social.-
Formato: dc.format200 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleUma criança autista e sua trajetória na inclusão escolar por meio da psicomotricidade relacional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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