Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vianna, Carlos Roberto, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Alexandre Luis Trovon de, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Cesar Luiz Moreira da Fonseca | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:14:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:14:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/12132 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/12132 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Carlos Roberto Vianna | - |
Descrição: dc.description | Co-orientador: Alexandre Luis Trovon de Carvalho | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexo | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Propõe-se uma exposição dos principais pressupostos e idéias escritas por George Lakoff e Rafael Núñez em sua obra Where Mathematics Comes From. Tratase não só de uma tradução, mas de uma tentativa inicial de aplicação da transcriação, tal como concebida por Haroldo de Campos, de modo a libertar o texto de possíveis associações equivocadas que possam dificultar sua compreensão, colaborando para a sua divulgação, análise, crítica e desenvolvimento pela comunidade acadêmica brasileira. Apresenta-se um panorama geral da trajetória de investigação e uma análise das idéias principais adotadas pelos autores citados, acompanhada por uma versão transcriada, em língua portuguesa, de seus termos principais, bem como uma tradução completa do oitavo capítulo da referida obra, que contém a formulação da Metáfora Básica do Infinito. Por fim, expõem-se exemplos e comentários, na forma de um transglossário; acerca dos problemas encontrados no decorrer do desenvolvimento do trabalho e as soluções escolhidas. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This Master’s thesis proposes an exposition of the main ideas written by George Lakoff and Rafael Núñez in Where Mathematics Comes From. To do that, an initial application of the principles of Haroldo de Campos’s transcriation is elaborated, in a way that may liberate the text from possible mistaken associations that may bring difficulties to it’s comprehension and fomenting it’s analysis, debate and development, as well as to spread those ideas among the Brazilian researchers. A general overview of the driven goals that generated this research and of the most important concepts used by the quoted authors are given. It also has a complete Portuguese version on the eighth chapter of Where Mathematics Comes From, which presents the Basic Metaphor of Infinity formulation, as well as a creative transposed version of the main ideas used by its authors. Finally, some examples and comments are written as a transglossary, which deals with the problems and challenges faced in the development of this paper and the adopted solutions. | - |
Formato: dc.format | 106 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lakoff, George | - |
Palavras-chave: dc.subject | Núñez, Rafael E, 1960- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infinito - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Esboço de transcriação para a metáfora básica do infinito | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: