
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Mota, Anelise Leoni Bertuzzi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:12:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:12:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/12067 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/12067 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Rosa Maria Cardoso Dalla Costa | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O trabalho propôs-se a investigar a criança que a escola de educação infantil recebe nos tempos atuais, vivendo com acesso às novas tecnologias. A primeira parte apresentou aportes conceituais sobre o estudo da tecnologia e meios de comunicação de massa na educação bem como o estudo da criança a partir da visão sócio-interacionista representada por Lev Vygotsky. A parte empírica fundamentou-se na pesquisa etnográfica, que possibilitou focalizar e interpretar as interações entre a pesquisadora, familiares, crianças da faixa etária de 4 a 6 anos de idade de uma escola privada, revelando dificuldades e perspectivas a partir dos pressupostos apresentados na interface tecnologia, família e educação. Os resultados do estudo revelaram que a criança de hoje, de classe média e alta, chega à escola de educação infantil levando consigo uma bagagem tecnológica e junto a esta novos saberes e experiências. O acesso ao computador, muitas vezes utilizado como lúdico para a criança, confronta-se com o dos pais ocorrendo assim uma aproximação da linguagem e da afetividade com estes. A criança, nesta idade, utiliza o computador como interface na relação de identificação com os pais, imitando-os, o que lhes é pertinente e importante neste período. As intervenções da pesquisadora ao cruzar os dados do diálogo com as crianças, juntamente com a observação e a participação dos pais, propiciaram a explicação do mundo empírico desta realidade das crianças com as novas tecnologias, mais especificamente, o computador, contemplando os interesses infantis e revelando seus novos saberes. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This paper aims to investigate what children primary schools receive nowadays, in a time of free access to high technologies. The first part presented conceptual contributions about technology and mass midia communication means in education as well as the study of the children in a dialetic understanding proposed by the social-interactionism of Lev Vygostsky. The empirical part was based on an ethnographic research, which made possible the focusing and interpretation of the interactions among the researcher, family members and children from 4 to 6 years old of a private school. It also revealed difficulties and perspectives of this field from those issues introduced in the technology, family and education’s interface. At this age the child uses the computer as a connection in the relation of identification with parents imitating them, what is relevant and important to the child during this period. The results of this research announced that today’s children, from the middle and upper classes enter school carrying a technological knowledge combined to other knowledge and experiences. The access to the computer, many times used as a playful object to the children, confronts the access the parents have with it, what creates a closeness approach between their language and affection. The researcher’s interventions, while crossing the data from the children dialog with the parents’ observation and participation, proposed the explanation of children’s empirical world of their reality with high technologies, more specifically, the computer, transcending the infantile interests and revealing their knew knowledge. | - |
| Formato: dc.format | vii, 132 f. : grafs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computadores e crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídia - Crianças - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Criança e mídia : o acesso ao computador e seus reflexos nos saberes da criança de educação infantil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: