Ferramentas e métodos para apoiar o ensino de xadrez na fronteira entre os fundamentos e a perícia

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Autor(es): dc.contributorDirene, Alexandre Ibrahim-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática-
Autor(es): dc.creatorAguiar, Francisco Meira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:58:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:58:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/12017-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/12017-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Alexandre Ibrahim Direne-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 2007-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e anexos-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta dissertação apresenta um conjunto de ferramentas e métodos que tem por objetivo ajudar mestres enxadristas no ensino de suas habilidades a leigos e iniciantes. A necessidade de tais artefatos partiu da constatação das vantagens do jogo de Xadrez no desenvolvimento do raciocínio lógico e em atividades lúdicas e, também, das dificuldades no seu ensino e na sua aprendizagem. Estas ferramentas e métodos foram então projetadas e prototipadas em computador para permitir a inclusão de unidades instrucionais organizadas em cursos, módulos e lições para o ensino de conhecimentos declarativos e, também, de exercícios que criem a chance de fixar o conhecimento do aprendiz por meio de reações altamente especializadas de um tutor automático que se originam de um módulo de diagnóstico. Uma pesquisa na literatura existente foi realizada em busca de subsídios para o projeto e verificou-se que só recentemente alguma pesquisa tem sido conduzida em STI -Sistemas Tutores Inteligentes que ensinem a jogar Xadrez. Todavia, essas pesquisas ainda carecem de testes práticos e de modelos do estudante e pedagógico que diagnostiquem as ações do aprendiz ao longo de toda a partida e promovam uma retroalimentação imediata às ações do aluno. O protótipo apresentado nesta dissertação incorpora conceitos da psicologia cognitiva, principalmente o ACT* desenvolvido por Anderson e seus colaboradores (1983,1984 e 1988), além dos conceitos referentes às características diferenciadoras entre peritos e novatos desenvolvidas por Lesgold (1989) e Direne (2001). Do trabalho de Anderson destacaram-se as regras de produção, o conhecimento declarativo e sua compilação que se materializaram, neste protótipo, na forma de currículo, comandos, heurística e uma retroalimentação imediata. Das contribuições de Legold e Direne destacou-se o conceito de que a perícia é formada por exposições a "casos exemplares" os quais se materializaram, neste protótipo, em funções de autoria de material de curso fornecido por um instrutor humano e a interpretação inteligente do material por meio do diagnóstico e da tutoria automática diante de estímulos fornecidos pelo aprendiz.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation describes one set of tools and methods which aims to help chess masters and grand masters to teach her/his skill to layman and learner. The necessity of these artefacts emerges of the finding out of the advantages of the chess game in the grow up of the logic reasoning and in ludics activity, and also on teaching and learning difficulties. So, this tools and methods are both designed and prototyped in a computer system to lend inclusion of instructionals units arranged in course, modules and lessons, which aims to teaching of declaratives knowledges and, also, at exercises to produce a chance of "to fix" the learner knowledge through reactions highly specialized of the automatic tutor initiated by one diagnostic module. A searching on the literature existent was realized and it was as certained that only lately some searching was made about Inteligent Tutoring System (ITS) what teaching Chess game. However, these works yet need of pratic tests and of one student and pedagogic model which diagnostic the learner actions during the whole match and lend a imediate feed-back to learner actions. The prototype expose in this dissertation incorporate concepts of the cognitive psychology, mainly the ACT* developed by Anderson and his partners (1983,1984 e 1988), besides concepts relative the characteristcs that distinguish expert and novice developed by Lesgold (1989) and Direne (2001). From the firsts, it’s emphasized the production rules, the declarative knowledge and its compilation which was materialized, in this prototype, in the shape of curriculum, commands, heuristic and imediate feed-back. From the seconds, it’s emphatized the concept that expertise is formed by exposure to "exemplary cases" which was materialized, in this prototype, in functions of author course ware of materials made for humans tutor and a intelligent interpretation of this material through of one automatic diagnostic and tutoring from stimulus furnished to learner.-
Formato: dc.formatxii, 86f. : il. [algumas color.] ; 30 cm.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectInformática-
Palavras-chave: dc.subjectXadrez - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCiencia da computação-
Título: dc.titleFerramentas e métodos para apoiar o ensino de xadrez na fronteira entre os fundamentos e a perícia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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