Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chiesa, Paulo, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Pinheiro Junior, Clodualdo de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:08:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:08:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/12013 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/12013 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Paulo Chiesa | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação, Cultura e Tecnologia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Desenvolvido no programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Paraná, este trabalho busca esclarecer questões e problemáticas na execução do trabalho final de graduação de arquitetura das universidades Tuiuti e Federal do Paraná, fundamentados na orientação de dez trabalhos desenvolvidos por acadêmicos do quinto ano de arquitetura que foram submetidos a uma didática própria de orientação através de uma proposta de disciplina. Discorre sobre as influencias no ensino de arquitetura, o surgimento no Brasil deste ensino e a história dó trabalho final de graduação. Apresenta ainda uma análise de questões próprias do TFG, como a escolha do tema, a orientação, as questões técnicas, o desenvolvimento dos trabalhos e a avaliação. Traz ainda comentários e indicativos que poderiam favorecer o desenvolvimento dos trabalhos objetivando um formação mais completa do aluno no momento que transiciona a vida acadêmica para a profissional. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Developed in the post-graduation program in Education from the Parana Federal University, this work seeks elucidating matters and a set of problems in executing the graduation final work in architecture from Tuiuti and Parana Federal universities. The study is based upon the orientation of ten works, developed by academicals from the fifth school year of architecture, which were submitted to a proper didactics of orientation through a proposal of discipline. It discourses about the influences in the teaching of architecture, the uprising of this teaching in Brazil, and the history of the graduation final work. It also presents an analysis of proper matters of the GFW, such as choosing the theme, the orientation, the technical issues, the development of designs and the evaluation. It brings comments and signs that could favor the development of works aiming at a more complete formation of the student, at the moment in which he/she transits from the academic to the professional life. | - |
Formato: dc.format | vi, 183 f. : il. algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura - Paraná - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O trabalho final de graduação em Arquitetura e Urbanismo : um estudo a partir das práticas docentes e discentes nos cursos de Arquitetura e Urbanismo das Universidades Federal e Tuiuti do Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: