A história da indução eletromagnética contada em livros didáticos de física

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Autor(es): dc.contributorGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Cristiano, 1974--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:53:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:53:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/11761-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/11761-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Nilson Marcos Dias Garcia-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho teve por objetivo analisar como a história do conceito da indução eletromagnética está contada nos recentes livros didáticos de Física do Ensino Médio. A opção pelo estudo do livro didático foi feita devido à sua marcante presença como importante elemento de registro das formas de ensino em determinados períodos. Iniciando pela discussão do papel e função do livro didático no processo de ensino aprendizagem, foi feito também um estudo sobre a contribuição da História da Ciência ao Ensino de Física e a importância que isso tem na humanização da ciência, bem como na desmistificação de fatos que impediriam o estabelecimento de relação do processo de desenvolvimento científico com as dimensões culturais, sociais, políticas e econômicas nele presentes. O universo da pesquisa constituiu-se dos livros didáticos de Física, tanto na sua versão completa como na de volume único, de autores que tiveram livros didáticos aprovados no processo do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNELEM 2007). A análise foi realizada a partir da identificação de quatro categorias, que permitiram diagnosticar a presença e o fazer humano no processo de construção da ciência, assim como as idéias e os métodos presentes no desenvolvimento da ciência. Além dessa análise, comparou-se o conteúdo presente nas obras de volume único com a versão completa de cada autor, na tentativa de investigar o que foi modificado na versão mais "enxuta" comparada com a mais completa. Embora tenham se caracterizado como exceção e não como regra, nos livros foram encontrados exemplos do uso da História da Ciência que a mostraram como um processo, como resultado de construção coletiva, cotejada por erros e acertos. Finalizando, são tecidas considerações para que essa história seja melhor contada nos livros didáticos.-
Formato: dc.format134 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectIndução eletromagnetica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA história da indução eletromagnética contada em livros didáticos de física-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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