Filmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Susana da Costa-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Sandro Luis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:35:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:35:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/11593-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/11593-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Susana da Costa Ferreira-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo: Trata-se de uma pesquisa empírica envolvendo professores de História do ensino médio de nove escolas de uma região de Curitiba. A observação foi realizada com vinte e um profissionais, sendo nove deles entrevistados. Foram analisadas as condições materiais, as práticas, os conceitos e a presença da indústria cultural nesta relação de ensino, a qual interfere na formação dos alunos. Tal relação foi analisada considerando a cultura escolar, a prática didática, e a relação do professor com seus alunos e com o cinema. No desenvolvimento há uma revisão bibliográfica de estudos a respeito das relações históricas entre cinema e educação, com ênfase ao ensino de história, à indústria cultural, à tecnologia, bem como de estudos que enfatizam o cinema como produto cultural com linguagem estética singular. As entrevistas analisadas levaram à necessidade de sugerir práticas didáticas para o ensino de história envolvendo filmes já apresentados em práticas dos professores.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This is an empirical research involving High School History teachers from nine different schools in the city of Curitiba. The observation was made from twenty-one professionals, nine of which were interviewed. Material conditions, practices, concepts, and the cultural industry presence in this learning sector were analyzed; all of them interfere in students' background. This relation was analyzed considering school culture, didactics, studentteacher relationships, and cinema. The development brings a bibliographic review about the historical relations between cinema and education, with special emphasis to History learning, cultural industry, technology and also studies which emphasize cinema as a cultural product with a singular aesthetics language. The analyzed interview showed the need of suggesting didactic practices for History teaching which involve films previously presented in class by teachers.-
Formato: dc.format158 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil - História - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - Filmes-
Palavras-chave: dc.subjectIndustria cultural-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleFilmes em sala de aula - realidade e ficção : uma análise do uso do cinema pelos professores de história-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.