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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Trojan, Rose Meri, 1951- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Vendrame, Liane Vizzotto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:42:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:42:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/11442 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/11442 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Rose Meri Trojan | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa procura discutir os limites e as possibilidades da Proposta de Educação do Campo do Município de Concórdia, vista a tradicional dualidade cidade/campo. As análises tiveram como referência a concepção de Escola Unitária, de Gramsci, cuja preocupação residia na elaboração de uma escola que superasse a desigualdade entre escola para dirigentes e para trabalhadores. Dessa forma, os fundamentos marxistas permearam as análises, dada a opção por uma concepção de educação socialista, baseada no método do materialismo histórico-dialético. Ao longo do desenvolvimento do trabalho, teve-se a preocupação de explicitar os conceitos teóricos acerca da educação, suas origens, bem como da escola única liberal, esta, oposta à escola única de Gramsci. Também se contextualiza o modelo de desenvolvimento agrário do país, a partir das mudanças econômicas, políticas e culturais, ocorridas no modo de produção capitalista que, por sua vez, influencia a educação do campo. Na década de 1980, os movimentos sociais do campo, principalmente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST reivindicam uma escola específica. A partir de 2001, o município de Concórdia, a partir das proposições nacionais também elabora uma proposta de educação para as escolas do campo de classes multisseriadas. Procura-se evidenciar que a referida proposta, nas suas duas versões, apresenta limites e possibilidades em relação às questões de acesso, qualidade, definição de bases teóricas e metodológicas. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present study discusses the limits and possibilities of the "Countryside Education Proposal in the City of Concórdia", considering the duality between city/countryside, which has given impulse to educational speeches and constituted itself in worker's public politics. The analysis had as its reference the conception of Unitary School from the theorist Gramsci, whose concern was the elaboration of a school that could go through crisis, which means, a school without interests. In this way, the marxists concepts have been giving a greater strength to the analysis. For the realization of the research it was used mainly documents, besides an enterview. During the development of the papers, there was the preocupation of explicitating the theory concepts about education, its origins, as well as the unique liberal school, this one, opposing to the unitary school of Gramsci. It was also necessary to contextualize the country's agrary development system model, by using the analysis of authors who wrote about the economic, politic and cultural changes that the capitalist way of production caused. In this way, education has its characteristics adapted and thought by the structures of the capitalist system. This also happens in the brazilian countryside, inicially caused because of the countryside social movements, in the decade of 1980, mainly the MST (Movement of Landless Workers), who claims an specific school. Likely to that, the city of Concórdia also has a proposal of education for the schools of the countryside, of classes with multiple grades, from the year of 2001 on. t is evidenciated, however, that the possibilities of the above-mentioned proposal live in the access questions, theoric base concern, the same ones that limit it. | - |
| Formato: dc.format | 197 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gramsci, Antonio, 1891-1937 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural - Concórdia (SC) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola unitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Educacão do campo : limites e possibilidades da proposta de Concórdia (SC) a partir da concepção de Escola Unitária de Gramsci | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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