Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dinis, Nilson Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Hercules, Emilia Devantel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:33:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:33:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/11169 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/11169 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Nilson Fernandes Dinis | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As concepções de corpo estão sendo exploradas pela mídia, pode-se perceber um discurso expressivo na valorização de um corpo magro, linear, longilíneo e dito saudável. Parece haver uma ditadura da moda vinculada à mídia e exposta nos corpos das jovens, as quais, às vezes, fazem da escola sua passarela e seu sucesso. Nessa perspectiva parece ocorrer certa homogeneização do todo, mas é preciso também atentar-se a alguns movimentos de resistência representados por esses corpos jovens. No espelho social chamado escola, alegrias e frustrações são promovidas e confundidas. Assim é também na instituição escolar que saberes sobre corpo, gênero, mídia, moda e saúde são produzidos e deveriam ser da mesma forma discutidos. Esta pesquisa pretende cartografar como se formam essas concepções de corpo na escola por meio da verificação das percepções das jovens sobre esse corpo. Para tal recorre-se aos conceitos de disciplina, discurso e controle de Michel Foucault e as colaborações dos estudos pós-estruturalistas. A obtenção dos dados referentes à pesquisa é constituída por meio de uma produção escrita sobre "o que é o feminino", somada à coleta de imagens representativas deste mesmo corpo, realizadas pelas jovens do ensino médio. Os entendimentos das garotas perante a temática permitem uma análise ampla que aponta para algumas respostas simplistas e em voga como a relação de um corpo feminino materno e disciplinado, ou até outras formas novas de entender a constituição do corpo, esboçando formas de resistência. Assim este estudo entende que a percepção do corpo resulta, principalmente, dos processos de subjetivação e formação do indivíduo, assim como a desconstrução dos discursos sociais. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Body conceptions are explored by the media and an expressive speech on the valorization of a thin and lineal body, called healthy, may be noticed. It seems to exist a fashion dictatorship linked to the media and exposed by young women's bodies, which, sometimes, make their school, catwalk and success. In that perspective a certain homogenization of the whole seems to happen, but it is necessary to attempt to some resistance movements represented by those young bodies. In the social mirror called school, happiness and frustrations are promoted and confounded. It is also at the school that knowledges about body, gender, media, fashion and health are produced and should be discussed. This research intends to map how these body conceptions are formed in the school, through the verification of the female youths' perceptions on their body. For this we appeal to the concepts of discipline, speech and control by Michel Foucault and to the contributions of the post-structuralists studies. The data referring to the research was obtained through written papers on "what is the feminine", produced by female students of a secondary school added to representative images they have about their bodies. The girls' comprehension about this theme allows a wide analysis that points to some simplistic and in vogue answers, such as a relationship between a maternal and a disciplined feminine body, or even other new forms of understanding the constitution of the body, including resistance forms. This study points out that the perception of body results, mainly, from subjectivation processes and individual's education, as well as the deconstruction of social speeches. | - |
Formato: dc.format | 121 f. : il. color., retrs., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo humano - Mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Beleza física (Estética) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A percepção do corpo feminino em alunas de ensino médio : uma composição do discurso feminino e suas imagens corporais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: