Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Castilho, Marcos Alexandre, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fabiano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:19:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:19:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2000 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/110 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/110 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Marcos Alexandre Castilho | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta uma nova abordagem para a classe de problemas de planificação em inteligência artificial baseados na representação proposicional STRIPS, reconhecidamente um problema de complexidade PSPACE-Completo. Com o objetivo de contextualizar o cenário onde nosso trabalho se insere, apresentamos uma revisão do estado da arte na área, abordando os mais recentes algoritmos para o problema. Propomos uma tradução do problema de planificação para um problema de alcançabilidade de sub-marcação em uma rede de Petri. Mostramos como resolver este ultimo usando programação inteira, e como obter a solução para o problema de planificação original. O algoritmo resultante desta abordagem, o Petriplan, é comparado com alguns planificadores atuais através de um conjunto de experimentos realizados nos moldes da competição de planificadores do AIPS de 1998. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work presents a new approach to the artificial intelligence planning problem based on STRIPS representation, known to be PSPACE-Complete. We describe some recent algorithms to the planning problem related to this work, and compare some of these to our algorithm, the Petriplan. Our approach defines the planning problem as a sub-marking reachability problem in a Petri net, which is solved by the use of standard integer programming methods. The solution to planning problem is then obtained by the solution of the IP problem. | - |
Formato: dc.format | 101 f. : il., tabs. ; 30 cm. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algorítmos de computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Computação | - |
Título: dc.title | Algoritmos para planificação baseada em strips | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: