Diretrizes para a reutilização de ancoragem ativa em lajes de edificações verticais de múltiplo uso e/ou pisos industriais protendidos

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Autor(es): dc.contributorSantos Filho, Mauro Lacerda, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil-
Autor(es): dc.creatorLacerda, Izan Gomes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:32:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:32:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/11011-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/11011-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Mauro Lacerda Santos Filho-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Defesa: Curitiba, 2007-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e anexos-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem por finalidade avaliar o nível de perda da força de protensão aplicada a uma cordoalha ao se retirar a ancoragem ativa, para reutilização da mesma. Uma revisão bibliográfica de conotação acadêmica, sobre o concreto protendido desde sua origem, é apresentada para dar embasamento ao experimento desenvolvido. Os sistemas existentes até o momento, largamente difundidos, são os de armadura ativa pré-tracionada (protensão com aderência inicial) e armadura ativa póstracionada (protensão com ou sem aderência posterior). As perdas que ocorrem nesses processos, durante e após a aplicação das forças de protensão em um elemento estrutural, foram exaustivamente estudadas e encontram-se devidamente registradas nas bibliografias técnicas inerentes ao assunto. Para este experimento foi desenvolvido um sistema híbrido que envolve os conceitos da protensão com aderência inicial e posterior, simultaneamente. Foi mensurado o nível de perda da força de protensão (após ter sido efetuada a injeção da calda de cimento no interior da bainha metálica, com a respectiva cura para atingir uma resistência mecânica pré-estabelecida no dimensionamento) ao se aliviar uma carga instalada na armadura ativa. A concepção desse sistema híbrido permite supor que cada cabo estudado se comporte inicialmente como um elemento de pós-tração, para posteriormente ser considerado como uma pista de pré-tração onde os contrafortes são as suas extremidades. A solução para a compensação das eventuais perdas devido a retirada das ancoragens ativas, assim como as demais perdas já conhecidas, poderá ser feita com o acréscimo de armadura passiva na região apropriada ou com uma majoração no cálculo das forças a serem aplicadas na armadura ativa.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This paper has the target of evaluate the losses of the prestressed forcesapplied to a tendon, when an active anchorage is taken off for reusing purposes.This experiment was developed and based in a bibliographic revision as anacademic connotation about the prestressed concrete since its begining .The existentsystems so far, widespread, are the pretensioning system (initial bonded tendon) orpostensioning system (bonded or unbonded tendon). The losses witch occur in thoseprocesses, during and after the application of the prestressed forces on a structuralelement, were exhaustively studied and they are duly registered at the technicalbibliographies inherent to the subject.A hybrid system was developed for this experiment, involving the conceptsof pretensioning and postensioning bonded system, simultaneously. The value of theloss of the prestressed force was measured (after being accomplished the injection ofgrout in the interior of the duct, with the respective hardening of the grout pre-established in the project), whentheloadintheactive anchorage is relieved.The conception of this hybrid system allows the assumption that each studiedtendon behaves in the beginning as a pos-tension element, so afterwards to beconsidered as a track of pre-tension where the abutments are its endings. The solutionto compensate the eventual losses due to the retreat of the actives anchorages, as wellas all the others losses known, can be done adding non prestressed reinforcement barson the proper region or with the use of a specification factor over the calculation of theprestressed forces applied to the tendons.-
Formato: dc.formatxxvii, 186f. : il. color., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAncoragem (Engenharia de estruturas)-
Palavras-chave: dc.subjectPisos de concreto-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução de concreto-
Palavras-chave: dc.subjectConcreto protendido-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Civil-
Título: dc.titleDiretrizes para a reutilização de ancoragem ativa em lajes de edificações verticais de múltiplo uso e/ou pisos industriais protendidos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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