Método de construção de objetos de aprendizagem com aplicação em métodos numéricos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorScheer, Sérgio, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia-
Autor(es): dc.creatorGama, Carmem Lúcia Graboski da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:18:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:18:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/10370-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/10370-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Sérgio Scheer-
Descrição: dc.descriptionInclui apêndices-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 2007-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Programação matemática-
Descrição: dc.descriptionResumo: A educação a Distância tem se firmado cada vez mais como uma modalidade educacional viável, com plenas condições de oferecer um ensino de boa qualidade com auxílio dos chamados objetos de aprendizagem ou objetos educacionais. Entretanto, um dos maiores desafios aos professores e pesquisadores é ter a certeza que os objetos informatizados utilizados para fins educacionais são eficazes e têm quesitos básicos de qualidade para o ensino e aprendizagem. A questão é polêmica, pois as pesquisas sobre avaliação de softwares demonstram carência de conhecimentos de modelos e métodos. Evidenciados estes aspectos, o presente trabalho tem como principal finalidade contribuir para a melhoria do processo de construção e avaliação de objetos de aprendizagem para métodos numéricos. Para tanto, é desenvolvida uma pesquisa com levantamento de características para um modelo de avaliação deste tipo de software inserido no contexto de ensino e aprendizagem. Foram analisados métodos e se percebem a dificuldade para avaliar a qualidade dos objetos de aprendizagem desenvolvidos no projeto OE3 (Objetos Educacionais para Engenharia de Estruturas), um repositório de objetos de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de engenharia de estruturas, foi possível constatar a carência de um método para avaliar objetos de aprendizagem em um estudo de caso valizado. Este trabalho apresenta também estudo com desenvolvimento de critérios para objetos de aprendizagem para o ensino dos métodos numéricos destinados a resolver problemas de engenharia onde a confiabilidade e a precisão dos cálculos é de grande importância. Estes critérios são adaptados ao tetraedro pedagógico de Chevalard, uma geometria que envolve vértices como professor, aluno, objetos de aprendizagem e o conhecimento, faces e arestas.Neste estudo a teoria histórica cultural de Jean Piaget e sóciointeracionista de Vygotsky mediaram os conceitos de desenvolvimento nos processos de aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Distance Education has been set as a viable educational tool, with conditions of offering a good quality learning supported by the so called educational objects or learning objects However, one of the teachers’ and researchers’ biggest challenges is to be sure that the computerized objects used for educational proposes are effective and fulfill the basic requirements of quality for teaching and learning. The subject is polemical because the researches on software evaluation have shown lack of knowledge of models and methods. Understood these aspects, this paper aims to contribute to the improvement of the building process and evaluation of the learning objects for numerical methods. In order to do this, it was developed a research with data collection for the evaluation of this kind of software in the context of learning and teaching. Several methods were analyzed and difficulties were found when evaluating the quality of these objects in the Project OE3 (Educational Objects for Structural Engineering), a group of learning objects for structural engineering teaching, where it was possible to realize the lack of methods to evaluate the educational objects in a case study. This paper presents also a study with development of criteria for learning objects used to teach numerical methods for engineering problems, in which reliability and accuracy are of great importance. These criteria were adapted to the pedagogic tetrahedron of Chevalard, a geometry involving professor, student, learning objects and knowledge as vertices. In this study the cultural history theory of Jean Piaget and Vygotsky’s social interaction guided the concepts of learning processes development.-
Formato: dc.formatxiii, 184f. : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise numérica-
Título: dc.titleMétodo de construção de objetos de aprendizagem com aplicação em métodos numéricos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.