Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chaves Neto, Anselmo, 1945- | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Dalton Francisco de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Arinei Carlos Lindbeck da, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia | - |
Autor(es): dc.creator | Muller, Sonia Isoldi Marty Gama | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:45:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:45:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/10318 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/10318 | - |
Descrição: dc.description | Inclui apêndices | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Anselmo Chaves Neto | - |
Descrição: dc.description | Coorientadores: Dalton Francisco de Andrade e Arinei Carlos Lindbeck da Silva | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 2007 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Programação matemática | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Na última década, a utilização de métodos estatísticos multivariados passou a ter papel importante na análise de desempenho. Ao estudar esses métodos, verificou-se que a Teoria Clássica dos Testes (TCT) e a Teoria da Resposta aos Itens (TRI) têm um papel importante nesse tipo de análise. Quando integradas, as técnicas de Análise Fatorial e de Reconhecimento de Padrões e Classificação fornece ao pesquisador uma gama maior de opções de estudo e aplicações. Apresentam-se nesse trabalho três aplicações das técnicas estatísticas supracitadas: a primeira analisou um teste de vestibular através da TCT e TRI, sugerindo o emprego de escores verdadeiros para o ranqueamento dos candidatos, a segunda criou um procedimento para detectar alunos com possibilidades de evasão após o primeiro ano de curso de graduação aplicando o Método Discriminante Linear de Fisher e a terceira propôs uma aplicação na área da Engenharia de Produção, que atualmente tem sido assunto de grande interesse para as empresas. Ou seja, propiciando o ranqueamento de fornecedores e a possibilidade de premiação, estimulando a competitividade e a melhoria da qualidade. Para esta última aplicação utilizou-se escores fatoriais. Sugeriu-se que as empresas classifiquem seus novos fornecedores em grupos pré-definidos com a utilização do Método Discriminante Linear de Fisher. Um dos produtos resultantes deste trabalho é o programa chamado de SIAVAL 1.0, que possui uma interface amigável com o usuário e incorpora os métodos: Teoria Clássica dos Testes, Teoria da Resposta ao Item, Análise Fatorial e Reconhecimento de Padrões e Classificação. Portanto, o programa e as aplicações sugeridas podem proporcionar um avanço importante para análise de desempenho em qualquer área. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In the last decade, the use of multivariates statistical methods started to have important paper in the acting analysis. When studying those methods, it was verified that the Classic Test Theory (CTT) and the Item Response Theory (IRT) have had an important paper in that analysis type. When integrated the techniques of Factorial Analysis and Pattern Recognition and Classification, it supplies the researcher a larger range of study options and applications. This work presents three applications of the statistical techniques mentioned above: the first analyzed a university entrance examination through CTT and IRT, suggesting the job of true scores for candidates' ranking, the second one created a procedure to detect students with drop out possibilities after the first year of degree course applying the Fisher Linear Discriminant Method and the third proposed an application in the area of the Production Engineering, that now has been subject of great interest for the companies. In other words, propitiating the ranqueamento of suppliers and the award possibility, stimulating the competitiveness and the improvement of the quality. For this last application it was used factorial scores. It suggested that the companies classify their new suppliers in pré-defined groups with the use of the Fisher Linear Discriminant Method. One of the resulting products of this work is the software call of SIAVAL 1.0, that has a friendly interface with the user and incorporates the methods: Classic Test Theory, Item Response Theory, Factorial Analysis and Pattern Recognition and Classification. Therefore, the program and the suggested applications can provide an important progress for acting analysis in any area. | - |
Formato: dc.format | ix, 212f. : il. color., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programaçao (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise numérica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analise fatorial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reconhecimento de padrões | - |
Título: dc.title | Sistema integrado de avaliação com aplicação na engenharia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: